Sustentabilidade

Comunidade urbana autossuficiente é utopia para quem quer viver fora do sistema

03 • 08 • 2017 às 05:00
Atualizada em 22 • 09 • 2020 às 18:57
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Se você sempre quis viver em uma ecovila autossuficiente, mas não tinha planos de deixar a cidade, então esta alternativa que está entrando em funcionamento na Holanda pode ser a ideal para colocar este projeto em prática. A primeira comunidade piloto da ReGen Villages está sendo criada em Almere, na Holanda, e deverá contar com 25 casas inicialmente, de acordo com informações do Ciclo Vivo.

O projeto, desenvolvido pelo escritório de arquitetura EFFEKT, prevê a criação de uma espécie de bairro do futuro, completamente autossuficiente. Caso o funcionamento dê certo, espera-se que o bairro inicial seja ampliado para contemplar 100 residências.

Tudo na ecovila deve funcionar com o máximo de eficiência e sustentabilidade. Para isso, o conceito prevê casas capazes de gerar e armazenar energias renováveis, bem como a gestão da água, com captação e reuso deste recurso. Alimentos orgânicos serão produzidos no local, que também contará com um sistema de aquaponia, que mistura agricultura com a criação de peixes, de acordo com o site do projeto. Além disso, os resíduos gerados pelas residências serão transformados em novos recursos através de reciclagem e compostagem.

O escritório responsável pelo projeto também busca expandir a ideia. Nesse sentido, está sendo avaliada a possibilidade de replicar o modelo em outros países, como Suécia, Dinamarca, Noruega, Alemanha, Bélgica, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Os interessados em viver em uma destas vilas já podem se cadastrar através do site da iniciativa – que já recebeu mais de 10 mil contatos vindos de diversas partes do mundo.

Publicidade

Foto: Divulgação


Canais Especiais Hypeness