Arte

Confira estas fotos raras dos Beatles clicadas entre 1964 e 1966

Vitor Paiva - 22/08/2017 | Atualizada em - 23/08/2017

Em um mundo de incertezas e dúvidas, em que tudo que acreditamos parece fadado a se desmanchar no ar, uma coisa é sólida e certa: sempre haverá material inédito dos Beatles para ser descoberto, lançado, degustado e comemorado. Sejam gravações, produtos, souvenires ou imagens, a sede pela maior banda de rock de todos os tempos parece incessante, e em todo canto do mundo parece haver escondido alguém que tenha fotografado, gravado, entrevistado ou registrado a banda, pronto para lançar mais material nunca antes visto dos quatro cabeludos de Liverpool.

O livro The Lost Beatles Photographs: The Bob Bonis Archives 1964-1966 é a prova cabal de tal profecia: ainda que se tratem de possivelmente o grupo mais fotografado do século XX, o curador e pesquisador Larry Marion conseguiu reunir em um livro as fotos tiradas por Bob Bonis, que acompanhou a primeira turnê da banda pelos EUA – e tirou centenas de raras imagens de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, no exato momento em que tomavam o mundo.

Bonis trabalhou na turnê da banda, e por isso acabou se aproximando e criando laços de amizade com os Beatles – e assim resolveu trazer consigo sua câmera Leica M3 para registrar o momento histórico, que se repetiu em outras turnês americanas subsequentes.

O diferencial desse material é o fato de que Bonis jamais quis lucrar com tais registros, que permaneceram guardados como imagens de suas afetuosas lembranças por mais de 40 anos.

O fotógrafo faleceu em 1992, e passados tantos anos de sua morte, essa coleção enfim ganhou os olhos insaciáveis do mundo enfim, no livro, lançado em 2011.

Publicidade

© fotos: Bob Bonis


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Caveira’, com 99% do corpo tatuado, diz que pais ‘ficaram em choque’; ele quer rivalizar com Diabão