A dupla de artistas britânicos Bompas & Parr gosta de criar experiências multissensoriais ligadas à comida, de esculturas de gelatina a pratos preparados no calor da lava. O último trabalho dos dois, chamado Man vs Gut (algo como “Humano x Estômago”), explora nossa relação animalesca com a comida.
Para captar em vídeo e fotos o prazer que sentimos ao dar a primeira mordida em um alimento delicioso quanto estamos com fome, a dupla juntou alguns voluntários que toparam passar dias em jejum até entrar no estúdio. Então, miraram as câmeras e registraram as sensações, gestos, expressões e até barulhos de cada um.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=igAQNLTgwKw” width=”900″]
“Como humanos, todos podemos nos identificar com as sensações de fome da vergonha natural que nos toma quando barulhos altos e inesperados saem de nossas barrigas”, contam Bompas e Parr. “Documentamos o que nossos estômagos mais desejam quando os níveis de apetite chegam ao auge e nossas vísceras controlam o que escolhemos comer, nossas emoções e até reações físicas”, completam.
A ideia do projeto surgiu de conversas com um médico que costuma colaborar com a dupla. Eles estavam curiosos para conhecer as razões fisiológicas por trás dos roncos do estômago, cientificamente chamados de borborigmo. Acredita-se que os sons são causados por contrações do estômago ou do intestino, que fazem líquidos ou gases se movimentarem. O barulho pode indicar ansiedade, medo ou simplesmente fome, é claro.











