Debate

Ele foi preso por dançar Macarena na rua

por: Redação Hypeness

Presença (e diversão) certa em festas de casamento e formatura no Brasil, o hit dos anos 90 Macarena pode ser considerado um “comportamento inadequado em público” na Arábia Saudita, e dançar a música na rua pode até fazer com que um cidadão do país seja preso.

Não é brincadeira: na segunda-feira, um jovem de 14 anos foi detido no país árabe, um dos mais conservadores do mundo, porque um vídeo que mostrava ele dançando uma versão da Macarena na rua viralizou nas redes sociais.

De acordo com os veículos de comunicação sauditas, ele foi solto dois dias depois, sem que nenhuma acusação formal tenha sido registrada.

O vídeo foi gravado na cidade de Jeddah, supostamente no ano passado. Só em agosto deste ano a dança começou a circular nas redes sociais, especialmente no Twitter, e mobilizou a polícia local, que fez com que algumas patrulhas buscassem a identidade do garoto.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ulq6DqCmY-k” width=”900″]

 De acordo com a polícia, além do “comportamento público impróprio”, ele “perturbou a ordem pública” por dançar na faixa de pedestres, supostamente atrapalhando o trânsito (!).

O jovem e seus responsáveis foram interrogados e assinaram um compromisso por escrito para garantir que “o adolescente não vai voltar a ter um comportamento que ponha a sua vida ou a dos outros em perigo”. O Reino da Arábia Saudita é controlado pela Monarquia absoluta islâmica wahhabista, movimento sunita que tem como objetivo “restaurar o “culto monoteísta puro”.

Apesar das regras sociais rígidas, a população mais jovem tem dado trabalho a quem tenta “manter a ordem social”: no ano passado, um juiz da mesma cidade condenou dois jovens a cavar sepulturas por serem flagrados cantando e dançando com amigas. Mulheres são proibidas de dirigir fora de condomínios ou de estradas no deserto, mas centenas vêm desafiando a legislação retrógrada e pagando por isso. No começo do mês, um cantor foi preso e liberado em seguida por fazer o “dab” enquanto dançava em um festival. O ato foi banido do país porque supostamente encoraja o uso de drogas.

“Dabbing” também é proibido na Arábia Saudita

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maju Coutinho manda papo reto sobre racismo ao noticiar prisão equivocada no Jornal Hoje