Criatividade

Estas 6 graduações são o futuro do mercado criativo

por: Redação Hypeness

Para enfrentar um mercado em constante mutação e com profissionais altamente qualificados, é preciso estar preparado. Não adianta mais terminar uma graduação qualquer e torcer para que aquela vaga de trabalho caia no seu colo: os criativos de hoje estão lançando seus próprios destinos e definindo os rumos do mercado. Graças a isso sempre estão surgindo novas graduações na área – e nós separamos seis delas que prometem lugares de destaque para quem pretende trabalhar com criatividade.

Design gráfico

Não basta ser criativo, é preciso dominar as práticas do design contemporâneo, aprendendo na base da tentativa e erro. Uma faculdade de design com foco em atividades de estúdio e projetos reais é um diferencial em qualquer carreira.

Ilustração

Explorar a criação de imagens em diferentes contextos, desenvolver conceitos e criar uma linguagem visual própria são os primeiros passos para se destacar nesse mercado. Tudo isso pode ser treinado com uma boa graduação na área.

Animação 2D

Se as imagens estáticas não são exatamente o que você gosta, então pode ser interessante investir em uma carreira de animação 2D. A área é amplamente requisitada para realização de filmes e campanhas em meios digitais.

Animação 3D

Até pode parecer que animação é tudo a mesma coisa, mas não é. Já existem graduações voltadas para a criação de animações 3D, que prometem ser um diferencial para quem busca se destacar nessa área.

Animação 3D para games

Não há dúvidas que a área de animação está com tudo e promete se expandir ainda mais nos próximos anos. Atualmente, um curso de animação 3D para games é o ponto de partida ideal para quem busca começar a trabalhar na crescente indústria de jogos.

Efeitos visuais

O foco desta graduação é a utilização de alta tecnologia em animação computadorizada e efeitos em 3D. Durante o curso, os estudantes aprendem a criar efeitos especiais para o cinema e para a TV, desenvolvendo  projetos em computação gráfica que vão desde simulação de fogo até técnicas de chroma key.

Mesmo escolhendo o curso certo, a escolha da instituição onde estudar pode ser crucial para o futuro profissional. Já falamos antes sobre a EBAC, a Escola Britânica de Artes Criativas, que oferece as seis graduações que destacamos acima e possui uma nova abordagem quanto ao processo seletivo e à estrutura de cada curso – leia aqui.

Na EBAC os estudantes não precisam escolher qual graduação seguir no momento de ingresso na faculdade. Ao invés disso, a instituição oferece um primeiro ano comum para todas as turmas, o Foundation Art e Design, que funciona como uma transição entre o ensino médio e a faculdade.

Durante este primeiro ano, os alunos adquirem conhecimentos sobre arte e design, além de explorarem suas habilidades para descobrir quais são os seus pontos fortes. É a partir desta aprendizagem inicial que os estudantes constroem uma base para escolher qual especialização irão seguir. O sistema é um espelho do que acontece há tempos em muitas universidades estrangeiras e promete aliviar a pressão de decidir qual carreira seguir logo ao sair da escola.

O processo seletivo da EBAC também é diferente do que estamos acostumados. Ao invés de um vestibular, a instituição realiza uma entrevista com os candidatos e análise de portfólio de trabalhos. Para chegar com esse portfólio preparado, a própria faculdade oferece cursos preparatórios e de iniciação em artes. São diferentes cursos que ensinam aos estudantes aspectos básicos sobre a área de artes e design em um programa que explora diferentes técnicas artísticas como desenho, pintura, impressão, serigrafia, fotografia e mídias digitais..

Em agosto deste ano terá início o próximo “Iniciação à Arte & Design: Pré-Foundation”, como são chamadas estas capacitações. Com duração de cinco meses, o curso é ministrado em português e inglês e as aulas terminam em dezembro – justo a tempo de começar a matrícula para o ano acadêmico seguinte. Podem participar estudantes a partir do 2º ano do ensino médio.

Clique aqui para saber mais ou veja todos os cursos de iniciação disponíveis.

Publicidade

Fotos no corpo do texto: Divulgação / Foto destaque: Sticker Mule


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fãs criam enfim o episódio final de “Caverna do Dragão”em desenho animado