Fotografia

Fotógrafo responde da melhor forma ao hotel que queria que ele fotografasse só em troca de ‘divulgação’ de seu trabalho

por: Redação Hypeness

Não é uma história incomum para diversos prestadores de serviços: alguém te contata com uma “grande oportunidade” para você apresentar seu trabalho, mas com um detalhe… em vez de pagar com dinheiro, a moeda de troca é a “visibilidade” ou poder incluir algo novo no portfólio. Um fotógrafo norte-americano cansou de ouvir coisas do tipo e decidiu responder sem medo.

Ryan Horban trabalha registrando casamentos no sul da Califórnia, EUA. Uma vez, ele fotografou numa cerimônia num hotel da rede Sheraton, e meses depois foi contatado por uma diretora da empresa que queria usar suas fotos em um anúncio, mas só havia encontrado imagens em baixa definição na internet.

Na troca de mensagens, uma mulher chamada Terri pediu as imagens em alta definição, prometendo dar créditos ao fotógrafo, mas Ryan achou estranho que a prévia da peça enviada a ele não previsse o espaço para isso. Ele chegou a sugerir que trocassem o uso das fotos por códigos promocionais para que ele e os noivos retratados pudessem passar um dia em um hotel da rede.

Desculpe, mas vamos desistir de te dar uma oportunidade de divulgação”. A resposta pouco atenciosa revoltou o fotógrafo, que decidiu mandar um e-mail para encerrar o assunto. Leia a mensagem traduzida abaixo:

Terri,

Sem problema algum. Apesar disso, você precisa entender que não é exatamente uma oportunidade de divulgação para mim, já que o que está sendo promovido são os hotéis Sheraton, não o fotógrafo. É uma oportunidade de divulgação para seus hotéis. Uma noiva não vai ver a imagem e pensar ‘Quero esse fotógrafo no meu casamento’. Não é assim que funciona e acho que você sabe disso. Posso garantir que eu não conseguiria uma única noiva com aquilo. O Sheraton, por outro lado, conseguiria várias.

Na verdade estou bastante desapontado por uma empresa tão grande tentar basicamente tomar vantagem em cima de um artista sem o compensar por seu trabalho duro. Na verdade é bem vergonhoso. O orçamento de marketing do Sheraton está tão curto para não ser possível compensar artistas? Claro que não. É só que preferem seguir uma ética pobre e fazer o que for preciso para não pagar um artista pelo que ele fez.

Tenho certeza que vocês conseguem achar alguém para te dar seu trabalho de graça, afinal, esse é seu objetivo, correto? O Sheraton quer imagens bonitas para promover os casamentos, lotar a agenda e ganhar mais dinheiro. Eu entendo, mas você realmente não acha que seria justo que as fotos usadas para isso não recebam uma compensação?

Eu amo o que faço, dou tudo pela minha profissão e acredito que é por isso que as noivas me procuram. Acredito que é essa paixão que me permite criar imagens bonitas como as fotos que o Sheraton quer usar em sua campanha publicitária. Mesmo assim, sou um homem de princípios e vou tomar partido dos meus colegas, ainda que vários de nós permitam que grandes empresas levem vantagem sobre a gente a todas as horas de todos os dias.

Então quando uma empresa grande como o Sheraton quer pegar minha arte, usar para autopromoção, ganho financeiro sem compensar a mim, o artista…

A única resposta apropriada para essa situação é NÃO, PORRA!

Atenciosamente,

Ryan Horban

Para acompanhar todo o relato de Ryan (em inglês), acesse sua publicação no Peta Pixel.

Publicidade

Foto de capa: Pete Leong. Outras imagens: Ryan Horban


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Oficial de navio de carga captura fotos impressionantes da Via Láctea no meio do oceano