Fotografia

Fotos em primeira pessoa mostram como o trabalho manual ainda nos aproxima como humanos

por: Joao Rabay

O que um açougueiro que trabalha nos Estados Unidos e um mecânico atuando na China têm em comum? Para o fotógrafo paquistanês Sanwal Deen, mais do que o pensamento rápido pode sugerir. De acordo com ele, por mais que estejamos vivendo uma era digital, o trabalho manual ainda nos conecta como seres humanos.

Foi para ilustrar sua ideia que Deen criou o projeto fotográfico Work (“Trabalho”), que reúne imagens em primeira pessoa de profissionais que atuam em diferentes ramos. Do cuidado com flores à atenção culinária, da costura à arte de tocar piano, as mãos estão sempre presentes, inclusive para quem tem um notebook como principal ferramenta de trabalho.

Kirsten, florista

Stone. mecânico

“Meu objetivo é capturar a individualidade combinada à conectividade de indivíduos ao redor do mundo. O trabalho parece muito diferente em diferentes lugares, ao mesmo tempo em que é quase igual”, explica Deen. Por enquanto todas as fotos do projeto foram feitas nos Estados Unidos, onde ele mora, mas o paquistanês pretende expandir o projeto em outros continentes e lançar um livro, em que as imagens serão acompanhadas por entrevistas.

Perry, padeiro

Para fazer as imagens de Work, Deen fotografou os profissionais enquanto eles realmente estavam trabalhando, o que criou alguns desafios, como preparar as cenas da forma mais ágil possível e fazer os cliques rapidamente para não atrapalhar as pessoas que toparam fazer parte do projeto.

Maggie, escritora/historiadora

Martha, pianista

“The Fish”, percussionista de Taiko

Nicholas, tipógrafo

Ralph, sapateiro

Allison, produtora gráfica

Greene, açougueiro

Publicidade

Fotos © Sanwal Deen


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Antes e depois: Fotógrafa registra mudanças em mulheres que se tornaram mães