Diversidade

Livro fotográfico homenageia James Baldwin e o Movimento dos Direitos Civis nos EUA

por: Redação Hypeness

Os Estados Unidos ferveram nas décadas de 50, 60 e 70 por causa do Movimento dos Direitos Civis, em que se buscava igualdade legal para todas as camadas da população, independentemente de cor, raça ou religião. Entre os grandes líderes estavam nomes famosos como Martin Luther King, Malcom X e James Baldwin.

Baldwin foi um escritor crítico social que ficou marcado especialmente por seus livros e ensaios em que analisava a situação dos negros norte-americanos de forma bastante direta, sem rodeios ou romancismo. Além da causa negra, ele também abordou os direitos dos homossexuais em uma época em que a questão era pouco comentada.

A história de James Baldwin foi revisitada no elogiado documentário Eu Não Sou Seu Negro, de 2016, e agora também pelo lançamento do livro fotográfico The Fire Next Time. A edição reúne um ensaio publicado em 1963 e imagens feitas por Steve Schapiro, fotojornalista que, trabalhando para a revista LIFE, acompanhou diversas marchas dos direitos civis nos anos 60.

A prosa de Baldwin, considerada especialmente boa por causa de sua franqueza e das experiências pessoais por trás das palavras, é ilustrada por fotografias que Schapiro fez do próprio escritor, assim como de outros ícones da luta por igualdade e de manifestantes anônimos, mas importantes.

O livro é uma edição especial de colecionador e não há previsão para ser lançado em outros idiomas que não o inglês. O título do ensaio deriva de uma canção cristã cantada por escravos africanos nos EUA e que ficou famosa de novo nos anos 60 (inclusive foi gravada por Aretha Franklin): “God gave Noah the rainbow sign / No more water but fire next time”. Em português, algo como “Deus deu o sinal do arco-íris a Noé/Sem água, mas fogo na próxima vez”.

Publicidade

Fotos © Steve Schapiro


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Avô com vitiligo cria bonecas inclusivas para acolher crianças com a mesma condição