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Mulheres fortes são lindas: encontro reúne personalidades para redefinir conceitos de beleza

por: Camila Garófalo

A Avenida Paulista, um dos locais mais icônicos de São Paulo, foi escolhida para sediar a Casa Pantene, o hotspot da beleza que ofereceu, de 10 a 16 de agosto, uma programação gratuita e aberta ao público, exaltando saúde, aceitação, diversidade, inovação e, claro, Força e Beleza.

Sob o mesmo teto estiveram as atrizes Sheron Menezes, Marina Ruy Barbosa, Camila Queiroz e Sabrina Sato, as participantes do reality show Cabelo Pantene e ainda as cantoras Paula Lima, Manu Gavassi, Anavitória e Karol Conka. Nós, do Hypeness, estivemos lá para cobrir todos os dias de evento.

Sob o discurso da diversidade, o lançamento da nova linha Pantene Cachos Hidra-Vitaminados se traduziu através de palestras, workshops, atividades físicas para reforçar a ideia de que encontrar sua essência é o melhor caminho para a verdadeira beleza exterior. “Assumir os cachos é poder”, pontua Julia Rodrigues em entrevista ao Hypeness. A youtuber  tinha acabado de participar da palestra “Espaço das Cacheadas na Mídia” ao lado da editora de beleza Marilia Cecília Prado: “Antigamente a passarela passava as tendências e os jornalistas replicavam aquilo. Até em novelas não se via mulheres cacheadas.  Hoje isso está mudando, não existe só um padrão de beleza. Mesmo dentro do universos dos cachos existem muitas possibilidades. Cada um tem uma ideia de beleza”, reflete.

Para criar todo o conceito da campanha muitas questões foram colocadas em prática durante a concepção da Casa Pantene. A ideia de co branding se solidifica como meio para incorporar o valor de outras marcas à filosofia de Pantene: “nós podemos, por exemplo, terceirizar ousadia”, indica Marcela Bonsenso, gerente de produto Pantene, que se uniu à quatro agências de para dar conta do recado: Grey Advertising Brasil, na concepção criativa, a Rock Comunicação na operação, a  Kethcum na coordenação dos influenciadores e nos workshops e a Iprospect Brasil na estratégia digital. Algumas parcerias como a com as camisetas TSF foram grandes destaques: “A gente pega o ponto forte de todas as marcas e elas se potencializam juntas. Com as camisetas você está vestindo a marca no seu peito” diz Eduardo Derrico, co fundador da T-shrit factory.

Após a inauguração ao público, o evento seguiu com conceitos inovadores promovendo aulas gratuitas de ballet fitness com ninguém menos que a criadora da modalidade Betina Dantas: “Nós misturamos dança com movimentos aeróbicos, é isso que torna o ballet fitness tão diferente” conta em entrevista após conduzir duas aulas intensas na parte externa da casa. Para encerrar aquela noite ao som de outra mulher inovadora, Pantene convidou Paula Lima, que através da parceria com a Vevo inaugurou o time de artistas superpoderosas que fariam shows ali nos próximos dias.

Beleza também é saúde. Com esse discurso as atividades físicas continuaram à todo vapor na casa, seja na aula de Muay Thai com Marina Ruy Barbosa ou na aula de aeróbica com Camila Queiroz. Em entrevista ao Hypeness, esta última falou sobre a importância de cuidar do próprio bem estar para se sentir bonita: “Temos que ser bonitas para nós mesmas”, deixa registrado em seu depoimento. Sobre saúde e beleza também falou Andrea Santa Rosa, especialista em nutrição funcional e ainda a youtuber Nah Cardoso.

Durante aquele final de semana outras mulheres que encantaram o mundo das artes (dessa vez através da música) encerraram as noites de sábado e domingo, a cantora Manu Gavassi e a dupla Anavitória “É importante sempre passear por todos os estilos (musicais) e se encontrar. Temos que nos mostrar juntas para nos fazermos juntas”, diz em tom de sororidade a cantora e compositora Vitória. Já para Gavassi o ponto mais importante começa dentro de si mesma: “Temos que tomar as rédeas de quem somos. Sentir-se bem com o nosso trabalho e com o nosso corpo. É assim que a gente passa pra outras pessoas tudo isso”, surpreende.

Depois do final de semana agitado foi a vez do visagista Robson Trindade contextualizar historicamente todos os tópicos que dizem respeito à beleza: “O conceito de belo é muito relativo e se modifica conforme o tempo” fala durante sua palestra. Em entrevista ao Hypeness ele nos alerta de que não existe certo ou errado mas sim infinidade de possibilidades e aquela que se encaixa melhor em cada mulher, respeitando sua personalidade. Nas definições básicas do visagismo encontramos a seguinte confirmação: “Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa.”

Além dos shows, palestras e atividades vimos ainda tecnologias inovadoras como o dispositivo microscópico que identifica os danos no fio capilar a fim de selecionar o produto certo para sua reparação. Também interagimos com o estúdio fotográfico que trouxe os sensores com tecnologia kinect, além de conhecer o salão de beleza Pantene em parceria com a Gama Italy, que estava disponível para o público cuidar dos cabelos com produtos Pantene.

No último dia de evento ninguém deixou a peteca cair e sobrou energia para a animada aula de dança ao lado de Sabrina Sato e das vencedoras do reality Cabelo Pantene. Para encerrar essa grande celebração e provar que força é beleza, Karol Conka encerrou a noite e a Casa Pantene com seu discurso 100% feminista: “Quando a gente fala em beleza e na sua diversidade, a gente diminui a depressão e a baixa autoestima. A gente diminui a dor de uma sociedade que foi deixada de lado. Eu tenho o cabelo rosa porque eu quero ter. Respeitem isso”, tomba.

 

 

 

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Camila Garófalo
Camila Garófalo é cantora, compositora e publicitária. Produz sua própria carreira e escreve sempre que sente vontade. Tem um único vício: comunicar-se.

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