Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Visual deslumbrante, brisa gostosa no rosto, amor pelo planeta e geração de emprego. Quem senta para dar uma volta no protótipo de bicitáxi do australiano Michael Linke logo se encanta pela ideia.
A frente é como a de uma bicicleta comum, mas ela é acoplada de cabine. Uma placa de energia solar garante o reabastecimento do motor elétrico para ajudar a mover o veículo, que também funciona só com pedaladas.
Diante de um cenário caótico – estudos apontam que o Rio de Janeiro é a cidade do Brasil em que o motorista fica mais tempo parado no trânsito – Michael vê no bicitáxi uma alternativa de locomoção para distâncias curtas, de até 10 km, e uma oportunidade de emprego para jovens em situação vulnerável. “É seguro, não poluente, divertido e, acima de tudo, cria novos empregos“.
No passeio que fizemos pela região da Praça São Salvador (dá uma olhada lá no nosso stories), o bicitáxi atraiu o olhar de muitos curiosos e se mostrou eficiente para desviar do engarrafamento provocado pela chuva que castiga o Rio desde o início da semana. “Normalmente saio para dar uma volta com os meus filhos e eles mesmos já se antecipam às perguntas que nos fazem pelo caminho. ‘Sim! Não precisa pedalar’, ‘Ela carrega com a força do sol’, ‘Só meu pai que tem uma dessa aqui… por enquanto‘“.
A bike que ele mantém estacionada em sua casa no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, foi desenvolvida em Xangai, na China. Custou algo em torno de 40 mil reais e é seu único meio de transporte para circular pela cidade. Ele se inspirou nos famosos riquexós, as carroças de duas rodas bastante comuns em vários países asiáticos, porém seu bicitáxi é resultado de conhecimentos acumulados em vários outros pontos do planeta.
Michael é fundador da Bicycling Empowerment Network, uma ONG que coleta e exporta bicicletas de segunda mão para serem usadas por voluntários na África. Esse ano, ele atingiu a marca de 50 mil bikes doadas para países como Namíbia, Madagascar, Quênia e Moçambique. São elas os únicos meios de transporte disponíveis para prestar serviços de saúde em aldeias com acesso precário ou para dar aulas a crianças que não tem acesso à escola.
Desde abril deste ano, uma frota de 50 dos seus bicitáxis roda as ruas e avenidas de Catmandú e Lumbini, no Nepal. São modelos mais econômicos feitos de aço – custaram em média 1500 dólares cada. Até o final do ano, a expectativa é trazer para o Rio alguns deles e colocar para rodar no Aterro do Flamengo e na Praça Mauá. As bikes tem uma velocidade máxima de 30 km/h e a bateria segura tranquilamente três dias sem recarga, graças ao painel de energia solar.
Michael imagina que seu bicitáxi, além de ser uma alternativa de mobilidade, pode ser também um aliado para o empoderamento de jovens carentes. Com base na experiência no Nepal, ele deduz que no Rio seria possível gerar pelo menos R$ 200 por dia para o ciclo-taxista. Já vislumbrou até um aplicativo em que seria possível visualizar os projetos que os ciclo-taxistas lideram em suas comunidades, como uma escola ou uma biblioteca comunitária, e fazer uma contribuição diretamente pelo seu celular ao final da corrida.
Para saber mais ou entrar em contato direto com o Michael, basta acessar o site
* Crédito das fotos: Isabelle de Paula e arquivo pessoal de Michael Linke
Publicidade
As temáticas escolhidas pelo Masp para reger as exposições de cada ano não costumam decepcionar. Neste 2019, que...
Sexta-feira é dia de mais uma edição do nosso novo quadro, o Roteiro Hypeness, que promete te levar pelos...
O estado do Amazonas é o segundo do Brasil entre as unidades federativas com menor densidade demográfica. Com uma...
Acho que deu pra perceber que Nova York é a cidade dos sorvetes inusitados, não é? Já falamos sobre o sorvete com...
Nos últimos tempos, muito se discute sobre um termo que esteve por aí por tanto tempo, mas só agora ganhou os...
Amantes das cervejas, uni-vos! Em meio ao surgimentos de centenas de cervejarias artesanais e festivais recheados de...
“Não basta a comida ser boa, ela precisa também fazer bem para a sociedade”. Esse é o conceito que norteia a...
Desenhos estão por todas as partes e causam um encantamento instantâneo em pessoas de 0 a 100 anos. Apesar de...
Depois do sucesso de grandes eventos como a Comic Con, o Brasil Game Show, a Campus Party e tantos outros, está certo...