Arte

Vídeo raro mostra momentos de amor entre Frida Khalo e Diego Rivera na Casa Azul

por: Vitor Paiva

A relação entre os artistas Frida Kahlo e Diego Rivera não era um conto de fadas. Dois dos maiores nomes da pintura no século XX, o casal mexicano vivia entre dores e paixões, embalados em muito pela inspiração que um trazia ao outro, pelo amor que de fato nutriam mutuamente, mas também pelas práticas machistas e abusivas por parte de Rivera, que não se furtava em trair Frida com diversas mulheres, inclusive com a irmã da pintora, falecida em 1954, aos 47 anos.

Tais dores, entre muitas outras, e amores é que a artista usava como matéria prima emocional de seu trabalho, em intensidade voraz. E um dos bons momentos do casal foi registrado em um raro filme, que mostra Frida e Diego trocando afagos, flores e beijos na famosa Casa Azul, onde viviam na Cidade do México.

Foi nessa casa que o casal viveu boa parte de sua tórrida história de amor. Entre momentos de dor física, por conta da doença que lhe acometeu na infância e de um grave acidente que a deixou de cama por boa parte de sua vida, e de intensa paixão, foi na Casa Azul que Frida nasceu, viveu, pintou e veio a falecer.

Em 1958, Rivera doou a casa e seu acervo para serem transformados em um museu, com as obras da pintora, dele próprio e de outros artistas mexicanos.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A Casa do Harry Potter existe e você pode passar uns dias nela