Tecnologia

Videogame em realidade virtual criado em parceria com a NASA permite experienciar a vida em Marte

por: Joao Rabay

A vida em Marte vem alimentando a imaginação humana há anos. Dos que acreditavam (ou ainda acreditam) em Marcianos a quem veja no planeta vizinho um futuro lar para os terráqueos, é difícil encontrar alguém que nunca tenha pensado nem um pouco no assunto. E experimentar a vida em Marte já não é algo tão distante assim.

Claro que ainda falta um tempo para que os primeiros humanos cheguem a Marte (embora Obama acredite que isso seja possível em 2030), mas a Realidade Virtual dá uma forcinha. Aliás, a data está no nome de Mars 2030, um simulador recém-lançado no Steam, a maior plataforma virtual de jogos de videogame.

O jogo foi criado pela FMG Labs em parceria com a NASA. Usando dados da HiRISE, uma câmera de alta resolução a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que tem sido usada para analisar o solo marciano desde 2005, os desenvolvedores do jogo criaram a melhor réplica do planeta já disponibilizada ao público.

É possível viajar por 40 quilômetros quadrados, e a tecnologia ainda promete simular outros aspectos da experiência em Marte, como condições temporais (um dia marciano dura em média 24 horas 39 minutos e 35,244 segundos), de pressão atmosférica e de gravidade. A Orquestra Sinfônica de Londres gravou a música que promete deixar a atividade ainda mais imersiva.

Os jogadores trabalham como astronautas, percorrendo a superfície de Marte e coletando amostras geológicas para entender melhor o passado do planeta – aliás, a função principal da HiRISE é justamente averiguar se já houve água por lá. Também é possível controlar uma espécie de Mars rover e voltar à estação espacial para analisar as amostras coletadas.

O jogo não está disponível em português, mas é possível comprar no Steam por R$27,99. A tecnologia é suportada por três tecnologias de Realidade Virtual: Vive, Oculus Rift e Playstation VR.

Publicidade

Imagens: Divulgação


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pão de Açúcar abre lojas com reconhecimento facial e pagamento por app