Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Rosemary Johnson tinha um futuro promissor na música. Aos 22 anos, ela já era a quarta violonista da Ópera Nacional de Gales, em 1988. Porém, a trajetória no cargo durou pouco. Apenas nove meses depois de ingressar na ópera, Rosie sofreu um acidente de carro a caminho de um concerto.
Desde o acidente, a violinista não consegue mais mover os membros ou falar. No entanto, uma tecnologia desenvolvida pelo pesquisador brasileiro Eduardo Miranda, professor na Universidade de Plymouth (Inglaterra), está permitindo que ela volte a se expressar através da música.
A invenção permite que Rosie selecione notas exibidas em uma tela através de sensores. Com os comandos dados por ela, outra violinista pode tocar em tempo real a composição definida por ela. Essa missão ficou a cargo de uma ex-colega de ópera, a também violinista Alison Balfour-Paul.
A história foi contada em um documentário inspirador, criado pelo canal do Youtube Volvo Car UK. O vídeo (em inglês) pode ser visto abaixo.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/rEMFUUN7Uso” width=”900″]
De acordo com a BBC, a tecnologia teria sido desenvolvida por Eduardo Miranda em conjunto com o Hospital Real para Deficiências Neurológicas em Londres. A ideia vinha sendo estudada desde 2003 por uma equipe de engenheiros e profissionais da saúde – e, se tudo der certo, o projeto deverá contar com uma demonstração aqui no Brasil já no próximo ano.
Publicidade
Que pessoa nunca gastou algum tempo olhando para sua pele no espelho? É nessa situação que reparamos naquela ruga...
Da mesma forma que o Whatsapp transformou a maneira pela qual nos comunicamos nas mais diversas esferas de nosso dia a...
Quinta-feira passada (13/05), a Sony anunciou os novos modelos do controle Dualsense para o PlayStation 5! E para quem...
E se o seu computador pudesse ler os seus pensamentos? É mais ou menos isso que prevê um fone de ouvido...
Para que novas tecnologias no campo das próteses representem avanços reais e efetivamente inclusivos, é preciso que...
Se hoje muita gente não vive sem o trabalho de assistentes virtuais como Alexa – feito fossem uma pessoa em casa, um...
Um novo app de realidade aumentada permite desenhar onde quiser e interagir com os rabiscos em imagens e vídeos. A...
É sabido que as impressoras 3D são atualmente capazes de “construir” de tudo – câmeras, casas, até mesmo...
Quem lembra do Nokia tijolão com jogo da cobrinha? Essa entidade mitológica da tecnologia está mais viva do que...