Inovação

Adeus, gasolina: BMW testa recarregamento de carro elétrico via wireless

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Da mesma forma que hoje parece inconcebível e pré-histórico que um dia a conexão à internet tenha exigido que o computador estivesse ligado a um fio de telefone, e que fosse preciso discar para um servidor e escutar aqueles inacreditáveis ruídos (e ocupar a linha telefônica enquanto se navegava pelas quatro coisas que havia para se fazer online), aproxima-se o dia em que o mesmo sentimento se dará a respeito do abastecimento de combustível em um automóvel.

É isso que a BMW promete, com a chegada dos primeiros carregadores wireless de carros elétricos ao mercado.

Planejado para estar à venda no ano que vem, o carregador será como um enorme pad ligado a uma tomada de 220 volts, a ser instalado no chão, tanto das garagens quanto do lado de fora da casa, que tornará ainda mais obsoleto o já medieval processo de enchermos um tanque de combustível fóssil a ser queimado para fazer o carro se mover e poluir o planeta.

 

Quando o carro se aproxima dos pads, sensores internos direcionam o carro para o ponto correto de carregamento, onde a tecnologia do carro com a tecnologia do carregador formam um campo magnético capaz de carregar a bateria do carro elétrico em cerca de 4 horas. O processo poderá ser todo monitorado por um aplicativo.

Inicialmente o produto será oferecido somente nos EUA e no Canadá – onde o pad está sendo testado e em vias de ser aprovado para ser posto à venda – e exclusivamente para o modelo 530e da BMW, mas outros países e outros carros em breve também poderão ser carregados por wireless.

É um primeiro passo para abandonarmos o processo anacrônico de queimar combustível e precisar de fios, cabos ou mangueiras para carregar qualquer coisa, e adentrarmos enfim o futuro de fato, não como nos dizem que ele pode ser, mas sim como ele deve ser.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Godiva lança sorvete de chocolate e capuccino por tempo limitado