Debate

Casal brasileiro cria canal no YouTube para falar sobre HIV e desmistificar tabus

por: Redação Hypeness

Os jovens Jeandro Borba e Geovanni Henrique são os nomes por trás do Discordantes, canal criado recentemente no YouTube que trata de assuntos como HIV, AIDS e relacionamento sorodiscordante, entre outros.

A ideia de fazer os vídeos veio após Jeandro receber uma mensagem anônima que acusava Geovanni de ter AIDS. Geovanni é portador do vírus HIV, mas não tem AIDS. Muita gente não sabe, mas eles não são a mesma coisa.

E para esclarecer a diferença entre um e outro, Jeandro fez um texto bastante didático, postado em sua conta no Facebook, onde explica o que é HIV e o que é AIDS. “Palavras como essa não me ferem, tão pouco afetam meu relacionamento; mas como senti que elas estão carregadas de falta de informação, preconceito e maldade (…), me sinto com obrigação de te esclarecer algumas coisas”, começa o post, que teve quase 10 mil curtidas.

Vamos falar sobre HIV?Hoje recebi essa mensagem no app Sarahah só que lá as pessoas se comunicam de forma anônima, ent…

Posted by Jeandro Borba on Wednesday, August 2, 2017

 

“O HIV é o vírus da imunodeficiência humana que pode ser contraído principalmente por contato sanguíneo ou relação sexual, esse vírus se instala no organismo humano dentro das células e cria várias cópias de si próprio e assim entra na corrente sanguínea. A principal função do vírus é atacar o sistema imunológico (responsáveis pela defesa do organismo). O vírus se multiplica milhares de vezes, o sistema imunológico da pessoa fica fraco e com suas defesas reduzidas, gerando a doença causada pelo vírus: a AIDS”, diz outra parte do texto.

Com a grande repercussão que teve o post, eles decidiram criar o canal (e uma página no Facebook) para esclarecer mais dúvidas que as pessoas possam ter sobre o assunto, além de falar sobre prevenção, tratamentos sorologia e o dia a dia de um casal sorodiscordante (quando um é portador do vírus HIV e o outro não). Como o próprio Jeandro diz: o HIV e a AIDS tem cura sim, e ela se chama informação.

Publicidade

Imagens © Reprodução Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Enquanto Anvisa não se decide, o mercado bilionário do Cannabusiness se organiza