Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A concentração de plástico no mundo é alarmante. Estima-se que cerca de 60% de todo o plástico produzido desde a década de 50 não foi reciclado e virou lixo, poluindo o meio ambiente. Algumas iniciativas já buscam reverter esse problema, como estas duas estudantes que estão criando uma bactéria capaz de comer o plástico dos oceanos. Uma solução similar foi encontrada por um grupo de cientistas que acaba de descobrir um fungo que destrói o plástico em semanas.
A descoberta faz parte de um estudo publicado pelos pesquisadores do World Agroforestry Centre na revista Environmental Pollution em junho deste ano. Os cientistas buscavam algum organismo existente na natureza que fosse capaz de destruir as moléculas de plástico, quando perceberam que o fungo Aspergillus tubingensis cumpria com essa tarefa.
O microrganismo foi encontrado sobre a superfície de plásticos em um depósito de lixo em Islamabad, no Paquistão. Uma enzima secretada pelo fungo é a responsável pela quebra de polímeros, fazendo com que o plástico seja degradado em semanas – em condições normais, o material pode demorar séculos para se decompor na natureza.
A partir da descoberta, os cientistas estão buscando maneiras de tornar o fungo mais efetivo na tarefa de destruir resíduos plásticos para que a espécie possa ser usada como uma auxiliar no combate ao acúmulo de plástico no futuro. Para saber mais, acesse o resumo do artigo (em inglês).
Publicidade
A expectativa de vida de diferentes espécies animais há muito nos fascina e não é de agora. Já foram encontrados...
Os casos de coronavírus estão surgindo novamente no mundo todo - mas sem aumento do número de mortes. Na África do...
Uma das grandes histórias de amor do cinema é também uma das mais tristes, pela morte de Jack, vivido por Leonardo...
Uma pesquisa realizada por microbiologistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos EUA, sugere que...
A verdadeira ciência é aquela que está sempre sujeita a rever seus preceitos diante de uma nova descoberta – e é...
Certamente você já deve ter ouvido sua avó dizer que "Quem canta seus males espanta". Porém, a ciência acaba de...
Quatro dos 11 astronautas da Nasa que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), parte da missão Crew-1,...
A bioquímica húngara Katalin Karikó foi uma das pesquisadoras pioneiras no estudo da tecnologia de RNA mensageiro...
Mais do que companheiros, os gatos e cachorros podem melhorar nossa saúde. Isto porque, pesquisadores da Universidade...