Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Açafrão, urucum, cacau, açaí, erva mate, beterraba, espinafre e hibisco são algumas das matéria-primas da Mancha para produzir tintas 100% orgânicas e sustentáveis. A proposta que já vinha estampando peças de design, como embalagens, cartazes e cartões de visita, acaba de ser adaptada para o universo infantil depois de uma profunda pesquisa de mercado. Agora, as crianças serão as principais beneficiadas para manipularem as tintas naturais que, diferente das convencionais, não possuem chumbo e outros materiais tóxicos.
“A gente sempre brinca que o slogan da Mancha é mantenha ao alcance de crianças. A nossa tinta não contém nada de tóxico e, em teoria, é comestível! Pode botar na boca, sim!”
“A gente sempre brinca que o slogan da Mancha é mantenha ao alcance de crianças. Enquanto a maior parte das tintas aconselha a não deixar as crianças brincarem sozinhas e alerta que não pode levar o produto à boca, a nossa não contém nada de tóxico e, em teoria, é comestível! Pode botar na boca, sim!”, conta Pedro Ivo, um dos sócios da empresa.
Apesar das principais beneficiadas serem as crianças, os pais ganham muito no campo da educação, já que a proposta vai além da substituição das tintas convencionais. A ideia da empresa é levar conhecimento para as crianças por meio da educação artística, ambiental e alimentação saudável. “Em uma das oficinas infantis que participamos, perguntei como eram feitas as tintas convencionais e um menino de nove anos respondeu que era de petróleo. Perguntei se ele sabia o porquê de sua aplicação. E ele fez sinal de dinheiro com a mão! Eles entendem! Outro ponto positivo é que se a criança desde cedo entra em contato com aquele universo dos vegetais, fica mais fácil para os pais explicarem que aquilo é uma coisa legal”.
Há um ano dentro da Incubadora de Empresas da COPPE, no Fundão, Rio de Janeiro, a Mancha mapeia fornecedores dos pigmentos vegetais para transformar excedentes como a casca de cebola e da jabuticaba e os restos da produção da erva mate e da poupa do açaí em novos produtos e garantir fornecimento adequado dentro dos preceitos de economia circular. Já visitaram, por exemplo, a maior comunidade de produtores da erva mate do mundo, em Curitiba.
Dentro do Fundão, contam com o apoio de especialistas para chegarem a melhor fórmula de produção em grande escala, sem perder a essência do produto. Faz parte dos planos da Mancha também criar embalagens retornáveis para as tintas. “O sonho é ter uma máquina de churros das tintas orgânicas em que você leve seu pote de shampoo, por exemplo, e abasteça de tinta!”, brinca Pedro.
Enquanto colocam todos os esforços para que as crianças sejam as principais beneficiadas, buscam na indústria, principalmente a têxtil, a de cosméticos e a de embalagens uma alternativa para desenvolvimento de pesquisa, divulgação dos pigmentos vegetais e o próprio financiamento de sua linha infantil.
“O que estamos fazendo não é novidade, é tirar tinta da natureza. O homem da caverna já tirava tinta da fogueira e pintava a parede”. Mas, para todos nós, é um grande passo do ponto de vista ambiental e educativo. O planeta e as crianças agradecem!
Publicidade
Corredores completamente escuros nos levam da entrada às primeiras salas do TeamLab Borderless, um museu totalmente...
Depois de curtirmos uma gostosura que está ficando famosa pelas ruas de Praga, foi a vez de conhecer um museu...
Desde os primórdios, o homem tem encontrado boa companhia ao lado de animais. Eles são carinhosos, leais, amigos e,...
Já imaginou ficar preso numa prisão por um crime que você não cometeu e ser condenado à morte? E se um colega de...
Sou daquele tipo de pessoa que ama viajar e conhecer lugares novos, mas tem um canto do mundo em especial que faço...
Em outubro do ano passado, inaugurou em Nova York o restaurante mais rosa que você provavelmente vai ver em toda a sua...
Para quem não está familiarizado com o termo, a Zombie Walk é uma caminhada onde participantes se caracterizam de...
A história começou no início dos anos 1970. O drink mais popular do Brasil – a caipirinha - ganhou novos ares...
Amantes do jazz e das finas noites regadas a bons drinks podem comemorar. O Blue Note, casa referência do jazz em Nova...