Inovação

Designer cria câmera Polaroid que imprime GIFs em vez de fotos

por: Redação Hypeness

Já imaginou como seria se fosse possível ‘imprimir’ GIFs, criando fotos que se movimentam? Abhishek Singh, um inventor que vive em Nova York, já, e criou sua própria câmera ao estilo da Polaroid OneStep, que ficou mundialmente famosa por tirar e revelar fotos instantaneamente.

Em um post no Imgur, Abhishek contou detalhes sobre a criação, na qual trabalhou por um mês, e até disponibilizou os códigos e designs que ele utilizou, para que qualquer interessado possa reproduzir sua invenção, batizada de Instagif NextStep (em referência à inspiração na Polaroid). Trata-se de uma câmera que guarda 3 segundos de movimentos e os reproduz em um cartucho.

O que amo nesses projetos é que eles envolvem várias habilidades e disciplinas diferentes – hardware, software, modelagem 3D, impressão 3D, criação de circuito eletrônico, engenharia mecânica/elétrica, design, fabricação etc – tudo integrado para que o invenção funcione perfeitamente. Ironicamente, isso também é o que odeio nesse tipo de projeto”, escreveu.

Apesar de ser cada vez mais fácil criar esse tipo de animação com smartphones, Abhishek disse que a possibilidade de ter um GIF físico o animou a trabalhar no protótipo. Nessa versão inicial, cada animação gravada no cartucho pode ser vista por 20 minutos até que sua bateria acabe, e basta colocar a peça de volta na câmera para que ela carregue novamente – para gravar outro GIF, é preciso descartar o anterior.

A baixa autonomia é explicada pela necessidade de manter o cartucho no menor tamanho possível, mas o inventor não descarta trabalhar para melhorar a Instagif NextStep. Outra melhoria que ele pensa em implementar é uma ferramenta para que os GIFs possam ser compartilhados nas redes sociais direto da câmera – hoje, é preciso conectar a Instagif num computador para isso.

Você pode conferir outras invenções de Abhishek em seu site.

Publicidade

GIFs: Abhishek Singh


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa inova e adota licença menstruação remunerada