Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A trajetória de escritor do jovem japonês Naoki Higashida, que aos 25 anos já publicou mais de 20 livros em sua língua materna, duas obras em inglês, tendo lançado seu primeiro livro aos 13 anos e sendo intensamente elogiado pela imprensa e pela crítica especializada já é impressionante, mesmo que não consideremos uma nada singelo detalhe: Naoki vive sob a condição de um autismo não-verbal.
Sua dificuldade de conversar, porém, definitivamente não impacta em nada sua capacidade de se comunicar através da escrita, indo muito além de qualquer condescendência crítica por conta de sua condição. Naoki de fato recebe elogios enquanto escritor, para além de seu autismo. “O êxito do escritor transcende o seu diagnósitco”, afirma o jornal The Japan Times, para o qual o jovem oferece “perspectivas ricas e profundas sobre ideias que muitos dão como adquiridas”.
O subtítulo da edição em inglês de seu último livro, Fall Down 7 Times Get Up 8 (Caia 7 vezes levante-se 8, em tradução livre), parece explicar perfeitamente a posição singular de Naoki como escritor: “a voz de um jovem a partir do silêncio do autismo”. Para o jovem, a linguagem falada é um mar “onde toda a gente nada, mergulha e brinca livremente, enquanto eu fico sozinho, preso num barquinho que balança de um lado para ou outro”. Isso, porém, o faz migrar para a imaginação e a escrita.
Capa da edição em inglês do livro
Para Naoki, a escrita criativa não se trata de usar alegorias ou criar coisas impossíveis, mas sim de “escrever sobre coisas que toda gente sabe, mas pode ter esquecido”. O êxito de sua já prolífica carreira – Naoki tornou-se um autor de sucesso no Japão -, mesmo ainda tão jovem, criou uma mudança crítica determinante na maneira com que o escritor é visto, e que pode impactar em todo olhar sobre o autista e sua possibilidades: se antes Naoki era visto como um jovem autista que por acaso era capaz de escrever, hoje ele já é visto como um escritor que, por acaso, sofre de autismo.
Publicidade
Desde sua estreia, a série "Maravilhosa Senhora Maisel" é um sucesso entre crítica e público. Além de fãs de...
O artista John V. Muntean consegue lindas silhuetas a partir de uma projeção de luz em formas malucas entalhadas na...
O artista Megx transformou uma ponte na Alemanha em uma estrutura feita de LEGO. Ele criou painéis coloridos dando a...
Quando se fala do movimento Surrealista, os primeiros nomes que vêm à cabeça dificilmente são de mulheres. Magritte...
Provavelmente você já se imaginou dentro de um reality show. Pode ter sonhado com isso. Ou até ter sido um...
Marta, que aniversariou há poucos dias, deu chá de mistério nas redes sociais ao anunciar que iria “dedicar-se à...
Com a tecnologia e o mundo super conectado em que vivemos, inovar torna-se cada vez mais difícil para os artistas, que...
Depois que meu pai tinha largado dela, houve um período de negação do cotidiano. Minha mãe ficou semanas na cama,...
Talvez o endereço 171 Lake Washington Bouleavard, East não signifique em princípio nada para a maioria de nós. Se...