Inspiração

Em resposta à censura contra a exposição queer, o tumblr Criança Viada está de volta como um gesto de resistência

por: Redação Hypeness

UPDATE: Ontem, dia 14 de setembro de 2017, publicamos a matéria abaixo, anunciando que o tumblr da Criança Viada estava de volta como resposta ao polêmico cancelamento da exposição em Porto Alegre. A verdade é que, passados apenas alguns minutos, fomos alertados por nossos leitores de que a página havia sido novamente derrubada. O motivo foi a enorme quantidade de denúncias de “pedofilia” e “uso inapropriado de imagens de menores”, segundo cita a Folha de S. Paulo. Agora, dia 15 de setembro, uma nova decisão trouxe a Criança Viada de volta à vida. O que, em prol da liberdade, só podemos saudar.

O tumblr que inspirou algumas das obras censuradas com o cancelamento da exposição QueerMuseu, em Porto Alegre, e que vinha desativado desde 2014, aproveitou a onda conservadora que nos assola para retomar o tumblr: como um gesto de resistência e uma resposta à censura o Criança Viada está de volta.

Para quem não conhece, trata-se de um tumblr que reúne as mais hilárias e fofas fotos de crianças em suas poses mais… viadas. Com leveza, inocência e humor, o Criança Viada, ao invés de criticar qualquer gestual ou pose que sugira o universo feminino ou homossexual para crianças que naturalmente não veem a sexualidade como adultos (como a própria sociedade faria), celebra e ri junto com a criança, já adulta, suas poses de infância – o tumblr, afinal, só posta fotos enviadas pela própria pessoa, jamais de terceiros.

O CRIANÇA VIADA ESTÁ DE VOLTASim, com todos ataques à exposição QueerMuseu e às obras da Bia Leite (que foram baseadas…

Posted by Iran Giusti on Tuesday, September 12, 2017

Nossa sexualidade está em nós desde o primeiro momento de vida – Freud explica -, mas ela se manifesta de maneira diferente em cada fase. A gente vive em um mundo que aplaude qualquer demonstração de masculinidade tóxica que venha de uma criança, mas quer apagar qualquer toque de feminilidade que um menino possa demonstrar”, diz o texto de Carol Patrocínio que abre o Tumblr – lembrando que o ódio ao feminino e a homofobia são as forças que mais pautam tais perseguições.

 

O Criança Viada volta temporariamente, até o dia 08 de outubro, data que originalmente se encerraria a exposição no Santander Cultural. Toda resistência à perseguição e à censura é bem vinda, mas quando feita com humor, inteligência e afeto – quando feita de forma viada – é bem melhor.

Publicidade

© fotos: tumblr


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Paulo Gustavo pediu para ‘pessoas se cuidarem’ antes de ser intubado com covid-19