Ciência

Estudo inédito relaciona consumo de carne a potencial desenvolvimento de preconceitos

por: Redação Hypeness

Um estudo recente decidiu inverter o ponto de vista da mais frequente pergunta costumeiramente feita no debate sobre comer ou não comer carne.

No lugar de perguntar aos vegetarianos o motivo para se deixar de comer, a pergunta foi feita aos carnívoros: por que você come carne?

O levantamento das respostas levou a uma conclusão que pode, segundo especialistas, apontar uma espantosa tendência entre os que comem carne: o esnobismo e até mesmo o preconceito.

 

A pesquisa foi realizada por três universidades norte-americanas – Johannes Gutenberg University Mainz (JGU), Cornell University em Ithaca, New York, e University of Massachusetts, em Boston – com 1000 participantes, e ponto chave para tal conclusão, segundo psicólogos envolvidos, foi o fato de muitos afirmaram não só que comiam carne por conta do sabor, mas também por acreditarem ter o direito de faze-lo. “Carnívoros acreditam que os seres humanos possuem uma posição superior, de domínio sobre outros animais”, afirmou um dos especialistas.

 

Como muitos dos participantes possuem animais de estimação, que jamais seriam vistos como alimentos em potencial, tal paradoxo levou a conclusão da crença em certa hierarquia animal, que poderia potencialmente envolver também seres humanos. É evidente que a conclusão não afirma que comer carne faz de alguém preconceituoso, ou automaticamente sujeito a desenvolver preconceitos. A ideia de tal hierarquia, porém, pode servir de base para sua aplicação contra grupos diferentes de pessoas.

A pesquisa, realizada por cientistas e psicólogos, ainda terá sequência, a fim de explorar mais a ligação entre esse hábitos alimentares e o comportamento com relação às pessoas. O estudo foi publicado no jornal especializado Appetite.

Publicidade

© fotos: divulgação/Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo