Fotografia

Fotógrafo usa sua arte para mudar a percepção que as pessoas têm da África

por: Joao Rabay

O que vem à sua cabeça ao pensar sobre a África? Provavelmente imagens de pessoas lutando contra a miséria e a fome estejam entre as primeiras a se formar. Estamos tão acostumados a pensar no continente como um lugar que precisa de ajuda para se desenvolver que dificilmente nos ocorre que estamos justamente falando de um continente, formado por países diferentes e com várias realidades distintas.

Tentar mostrar que a vida na África pode ser muito mais parecida como a em outros lugares do mundo do que se costuma pensar é um dos objetivos do jovem fotógrafo Yannis Davy Guibinga, nascido no Gabão, mas que atualmente mora no Canadá, para onde se mudou para estudar comunicação digital.

Em uma palestra do TEDx sobre o papel que a fotografia exerce sobre a maneira como o mundo enxerga a África, Yannis diz que as imagens da época colonial retratavam os africanos, suas famílias e suas vidas como se fossem “inferiores ou primitivas”. “Se fotos podem mentir sobre a África, então elas também podem ser capazes de revelar a verdade”, contou ao Feature Shoot.

“As primeiras fotografias de africanos foram tiradas por europeus que seguiam uma agenda imperialista e colonialista, retratando-os como selvagens sem educação que viviam em comunidades subdesenvolvidas. O impacto dessas imagens foi tão grande que suas mensagens ainda são consideradas fatos por muita gente ao redor do mundo, que ainda pensam na África como um lugar sem desenvolvimento, com uma necessidade desesperadora de ser guiado”, reflete.

Nos seus retratos, Yannis tenta representar questões socioculturais específicas do contexto africano, ou celebrar a beleza de certos elementos culturais ou comunidades. “Acredito que narrativas visuais que capturem as perspectivas e experiências de diferentes tipos de africanos vão contribuir para mudar o modo como o resto do mundo pensa sobre a África. E também como os africanos pensam sobre si mesmos”, conclui o fotógrafo.

Gostou do trabalho de Yannis? Você pode acompanha-lo seguindo sua conta no Instagram!

Publicidade

Fotos: Yannis Guibinga


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela fotografou mulheres com seus gatos para combater o estereótipo da ‘louca dos gatos’