Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A técnica de colorir digitalmente antigas fotos em preto e branco parece possuir a capacidade de trazer nova e atual vida ao passado registrado nas imagens. Dependendo das fotos, porém, tal renovação em cores pode trazer a memória de tempos sombrios e cinzas – como é o caso das imagens da Grande Blitz alemã contra a Grã-Bretanha durante a segunda guerra mundial.
Mais de 40 mil cidadãos britânicos foram mortos e mais de 135 mil acabaram feridos ao longo desse que é um dos mais intensos bombardeios de todo o combate. A Blitz (contração da palavra alemã “blitzkrieg”, que quer dizer “guerra relâmpago”) começou no dia 7 de setembro de 1940 e durou impressionantes 8 meses e 5 dias, até 10 de maio de 1941, com 57 noites consecutivas ininterruptas de ataque em seu início. Ao fim, cerca de um milhão casas estavam destruídas ou danificadas somente em Londres.
A gravidade dos ataques fica clara nas imagens, assim como o sofrimento imposto à população inglesa. Londres não foi, no entanto, a única cidade atingida pela Luftware (nome da aviação alemã): Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Liverpool, Manchester, são algumas das outras cidades que também sofreram a blitzkrieg nazista.
Apesar da intensidade dos ataques, os nazistas falharam em sua iniciativa de destruir a força militar britânica e a moral do povo e do governo para culminar em uma invasão nazista à Grã-Bretanha. As imagens trazidas à atualidade através da aplicação de cores, contudo, mostram o custo que uma guerra traz às populações e às cidades, não importa se do lado dos vencedores ou vencidos.
A resistência do povo inglês, porém, entre tantos outros, ajudou o mundo a combater e derrotar o nazismo, mal esse que precisa permanecer nas cinzas da história, e jamais ser trazido à atualidade que não por fotos e pela memória.
Publicidade
Correr atrás de contornar a histórica desigualdade e falta de representatividade feminina nas mais diversas áreas é...
Para Jacqui Kenny, o melhor jeito de definir a agorafobia é dizer que se trata do medo de estar em lugares públicos....
O consumo é um aspecto da vida que interessa bastante ao fotógrafo norte-americano Gregg Segal. “Tanto o que...
Para viajar a outro planeta não é preciso muito: basta a paisagem certa, uma câmera fotográfica programada para...
A infância é o momento da vida em que os sonhos se proliferam e ganham uma importância fundamental. Muitas vezes,...
Designer, fotógrafa e amante de comida saudável e sem glúten, a alemã Sandra Juncker decidiu registar o conteúdo...
Que o Hypeness curte street art já não é novidade. Mas o blog Street Art Utopia fez uma seleção caprichada com...
As fotografias possuem um certo poder de capturar um momento e eternizar períodos históricos. Sem elas, dificilmente...
A fotógrafa Layana Leonardo criou um projeto chamado “Ensaio sobre a miopia”, onde mostra a diferença que o...