Arte

Itaú cultural libera 15 milhões para projetos culturais; concorra

por: Vitor Paiva

Em um momento de crise como o atual, em que a produção cultural é o primeiro bem a ser descartado como desimportante em termos de investimento, uma saída costuma ser os poucos programas de fomento que instituições privadas oferecem para as artes. E o Instituto Itaú Cultural acaba de abrir as inscrições para o Rumos, um dos mais importantes programas desse tipo no Brasil.

 

O orçamento total para o biênio 2017/2018 será de R$ 15 milhões, e o número de projetos a serem contemplados não foi definido, assim como não é definido um mínimo ou máximo por proposta. A partir dos critérios de singularidade, relevância e consistência de cada projeto, o Itaú Cultural destacou que não procura por nenhum perfil específico, e que justamente a comissão julgadora prefere ser influenciada pelos valores dos projetos inscritos.

A inscrição é feita através de um questionário, no site do Instituto, cujas as repostas podem ser alteradas durante todo o período de inscrições – que vai até as 23h59 do dia 03 de novembro.

Segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, por se tratar justamente não de um patrocínio, mas sim de uma parceria, a disponibilidade do proponente em realizar pequenas e eventuais alterações no projeto, se for necessário, é um elemento importante.

 

O diretor do Instituto Eduardo Saron

Os projetos são divididos em três modalidades: criação e desenvolvimento, documentação e pesquisa – a serem realizados em qualquer tipo de expressão artística ou intelectual, em qualquer suporte ou mídia. Na última edição, dos mais de 12 mil propostas inscritas, foram contemplados 117 projetos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Um sonho 3D nas paisagens oníricas criadas por Maciek Martyniuk