Estilo

Loja de departamento na Inglaterra deixa de separar suas roupas em seções para meninos e para meninas

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

As separações de gênero e, com isso, as desigualdades naquilo que seria “para meninos” ou “para meninas”, acontece em toda parte e nos mínimo detalhes – a começar pelas próprias roupas para as crianças. Entre o rosa e o azul, os vestidos e as calças, é nas vestimentas que muitas vezes as restrições e imposições de gênero começam – e, em um gesto transformador, a loja de departamentos inglesa John Lewis decidiu que seria também nas roupas que tais reforços aos estereótipos deveriam ser combatidos.

Assim, depois de 153 anos de história, a rede de lojas decidiu que não mais separará as peças vendidas entre roupas de menino ou de menina. Assim, sem mudar o estilo das roupas (ainda existem os vestidos floridos e as calças azuis) não só as seções separadas por gênero foram abolidas – e as roupas passam a ser exibidas juntas, deixando aos pais a escolha de para quem será cada peça – como as peças passam a ser etiquetadas como neutras.

Todas as roupas de 0 a 14 anos trazem nas etiquetas o texto Boys & Girls, ou “para garotos e garotas”.

As medidas valem para todas as 48 lojas da marca.

Publicidade

Não queremos reforçar os estereótipos de gênero em nossas coleções. Em vez disso, queremos oferecer mais variedade aos nossos clientes, para que o pai ou a criança possam escolher o que gostariam de usar”, afirmou Caroline Bettis, diretora de roupas infantis da John Lewis.

Junto da decisão a loja lançou uma coleção de roupas pensadas para ambos os sexos sem definições tradicionais específicas, com cores e estampas de fato neutras, como safáris, naves espaciais e dinossauros.

A nova coleção ‘neutra’ da John Lewis

Se a decisão de John Lewis levará outras grandes lojas a fazerem o mesmo – e qual será o impacto disso em nossa sociedade – são ainda questões que só o futuro responderá. Mas em tempo de tanta reafirmação de desigualdade e sexismo, o simples gesto de uma grande rede de lojas procurar a igualdade e a mudança de paradigmas tão antigos e restritivos já é uma grande noticia – para meninos e meninas.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Jason Momoa raspa a barba para propaganda e fãs ficam desolados