Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Apesar de a medicina ocidental ter se especializado na criação de fármacos produzidos a partir de processos complexos, houve um tempo em que todos os tratamentos eram feitos com compostos naturais, especialmente ervas e outros alimentos. E um dos guias mais antigos que se conhece sobre essas práticas acaba de ser disponibilizado na internet.
A Biblioteca Britânica é a detentora da única edição do guia, um manuscrito que, acredita-se, foi escrito no século XI e em inglês antigo, também conhecido como anglo-saxão, uma forma primitiva do idioma inglês que conhecemos hoje. O livro é repleto de ilustrações das substâncias que, segundo os autores, podiam resolver dezenas de problemas.
Alcachofras cozidas em vinho eram usadas para acabar com o mau odor corporal, por exemplo, enquanto dores no peito eram combatidas com raiz de alcaçuz. Cada artigo inclui uma ilustração, o nome da erva ou animal em diferentes línguas antigas, descrições dos problemas que cada substância pode tratar e instruções para encontra-los e prepara-los.
Alison Hudson, pesquisadora da Biblioteca Birtânica responsável pelo projeto de digitalização, diz que não se sabe com certeza como o guia era utilizado ou por quem ele foi escrito, mas o estilo da produção faz com que historiadores a associem aos monastérios de Winchester e Canterbury.
O guia está disponível online para acesso gratuito aqui, e, ainda que o inglês antigo dificulte a compreensão, é interessante para entender como os antigos europeus faziam para enfrentar problemas que até hoje a medicina não conseguiu resolver. Sem falar nas ilustrações incríveis, claro.
Publicidade
Em meio a tantas notícias ruins sobre o avanço do coronavírus pelo mundo, eis que: pesquisadores da Unicamp...
A onda de legalização do uso medicinal e recreativo da maconha por todo o mundo vem iluminando as tantas benesses que...
O combate ao HIV recebeu a melhor notícia em 10 anos. Uma vacina desenvolvida contra o vírus chegou à última etapa...
A maior planta do mundo foi descoberta recentemente por pesquisadores na Área de Patrimônio Mundial de Shark Bay, na...
Depois das aranhas zumbi, uma epidemia ataca cervos nos Estados Unidos e os transforma em seres bem semelhantes aos...
Mais uma comprovação de que os fumantes fazem parte do grupo de risco para o contágio do novo coronavírus veio do...
Apesar de 95% da população de Taiwan ser de origem chinesa, entre os cerca de 23,5 milhões de habitantes ainda...
Há algum tempo, pesquisadores divulgaram que exercícios aeróbicos podem reduzir significativamente os sintomas de...
Abderrahmane Fadi é um professor de ciências de 54 anos de idade que mora na Inglaterra. Por acreditar ter um bom...