Fotografia

Mulher perde prêmios após usar fotografias de domínio público para ganhar concursos internacionais

por: Redação Hypeness

Após um desconhecido se fazer passar por um fotógrafo brasileiro em zona de guerra, outra notícia de uso indevido de fotografias chamou a atenção do setor. Desta vez, trata-se de uma mulher que usou fotos de domínio público para ganhar um concurso fotográfico – e perdeu o prêmio após ser desmascarada.

A “fotógrafa” suíça Madeleine Josephine Fierz teria editado algumas fotografias encontradas no site Pixabay e utilizado as imagens para concorrer ao prêmio Fine Art Photo Awards, ficando em segundo lugar. Em outro concurso, Monovisions Photography Awards, ela conquistou uma menção honrosa. Madeleine também teria usado as fotografias para participar do Moscow International Foto Awards, segundo o site PetaPixel.

A farsa veio à tona após o fotógrafo tailandês Sasin Tipchai perceber que as fotos usadas nos concursos eram suas. As imagens estavam registradas em domínio público no site Pixabay, sendo livres para que qualquer pessoa as utilizasse para qualquer propósito. A licença não prevê que outra pessoa se aproprie do trabalho de um fotógrafo para registrá-lo como sua própria obra.

Segundo o texto da licença, “a pessoa que associou um trabalho a este resumo dedicou o trabalho ao domínio público, renunciando a todos os seus direitos sob as leis de direito de autor e/ou de direitos conexos referentes ao trabalho, em todo o mundo, na medida permitida por lei“. Dessa forma, é difícil enquadrar o uso indevido das fotografias, exceto quando especificado nos editais dos concursos.

A fotógrafa teria dito que imaginou que, por ter feito diversas edições nas imagens, ela poderia justificar que as fotos eram de sua própria autoria, de acordo com o site Khao Sod. Mesmo assim, após a farsa ser desmascarada, as fotografias de Tipchai usadas por Madeleine foram retiradas dos sites dos concursos fotográficos.

Publicidade

Todas as fotos: Sasin Tipchai


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Um maravilhoso ensaio de cães molhados saindo do banho para alegrar seu dia