Debate

O preconceito e a divisão da cidade na propaganda da nova linha de Metrô do Rio de Janeiro

Redação Hypeness - 18/09/2017

A abertura da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que vai de Ipanema até a Barra da Tijuca, (mas que, através de conexões e baldeações, liga pontos distantes da cidade, como o bairro da Pavuna, até a Barra), foi anunciada prometendo conectar o Rio “de ponta a ponta”.

Um usuário do Facebook, porém, fotografou a propaganda da Linha 4 para mostrar a publicidade sublinhando preconceitos e divisões sociais – há, no cartaz, como que duas cidades: uma “ponta” branca, e outra negra.

É evidente que o slogan “conectando o Rio de ponta a ponta” se refere ao dois pontos mais extremos de tais conexões do metrô: a estação Pavuna e a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Outra imagem da mesma campanha da Linha 4

A diferença entre esses dois pontos, porém, não é somente geográfica, pois enquanto a Barra é um bairro rico da cidade, a Pavuna é um bairro mais pobre. Ver cada “ponta” do tal cartaz representada por um casal negro e, no outro extremo, um branco, é ver sublinhado estereótipos raciais e de classe, e ainda a ideia de uma cidade dividida em duas.

Somos dois Rios

Posted by Rogerio Varella Filho on Sunday, September 17, 2017

A postagem já tem mais de 2 mil compartilhamentos e um debate intenso em seus comentários, e traz em sua legenda um comentário preciso: “Somos dois Rios“.

O mapa do Metrô do Rio, depois da expansão

Apesar da expansão recentemente realizada que de fato impactou positivamente na cidade, o Metrô do Rio ganha um novo problema: como se não bastasse a demora, as irregularidades e o péssimo projeto de expansão propriamente (que não cresce em rede, não integra aeroportos, rodoviária e barcas e que exclui outros grandes bairros necessitados, como Madureira) o metrô ainda decide por propagar preconceitos e velhas ideias que sublinham terríveis estereótipos.

Publicidade

© fotos: divulgação/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Vereadora do PSOL tem que deixar o país por ameaças de morte