Futuro

Pesquisadores conseguem restaurar consciência de homem após 15 anos em estado vegetativo

por: Redação Hypeness

Um estudo realizado em 2016 por pesquisadores do Instituto de Ciências Cognitivas (ISC) Marc Jeannerod, de Lyon, na França, e publicado recentemente na revista Current Biology, traz esperança para pacientes que perderam a consciência e se encontram em estado vegetativo persistente.

Uma equipe de médicos e cientistas liderados por Angela Sirigu e Jacques Luauté, conseguiu restaurar sinais de consciência em um homem de 35 anos que estava em estado vegetativo há 15, através de um método chamado estimulação do nervo vago (VNS), que envia pulsos suaves de energia elétrica em intervalos regulares ao cérebro através do nervo vago (que liga o cérebro a quase todos os órgãos vitais do corpo).

Na pesquisa, um estimulador do nervo vago foi implantado no pescoço do paciente, que estava no hospital por conta de um acidente de carro ocorrido em 2001. Após um mês, ele passou a apresentar capacidades de resposta aprimoradas, e foi capaz de responder a comandos simples, como seguir um objeto com os olhos ou mexer a cabeça quando solicitado

Vários exames também revelaram uma melhora na atividade cerebral, em áreas que envolvem movimento, sensação e consciência. Agora, o próximo passo é realizar um estudo maior, que envolva mais pacientes e casos menos severos, para poder validar as novas e importantes descobertas.

Publicidade

Imagens © Pixabay/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Web Summit 2019: ‘Não são os dados que estão sendo manipulados, é você’