Viagem

Quem está por trás das respostas às milhares de cartas deixadas no túmulo de Julieta

por: Redação Hypeness

A famosa história de Romeu e Julieta, eternizada por Shakespeare no final do século 16, continua inspirando pessoas ao redor do mundo. Apesar de nunca ter sido comprovada a existência do casal, Verona incorporou-a como verdadeira, tendo criado até mesmo um túmulo para a jovem.

A cidade costuma atrair milhares de turistas, que chegam até lá para conhecer as casas que teriam sido das famílias rivais Montéquio e Capuleto. Mas como não é privilégio de todos ir até a Itália, há também a opção de enviar uma carta para as “secretárias” da Julieta – voluntárias que recebem as cartas deixadas no túmulo da jovem e respondem de volta aos remetentes.

Estima-se que mais de 50 mil cartas sejam enviadas todos os anos, sendo que 70% delas são escritas por mulheres. E a maioria dos textos, como era de se esperar, pedem conselhos amorosos à Julieta. Elas quase sempre começam com ‘só você pode me ajudar’”, contou uma secretária.

Em 2001, o Clube da Julieta, como é chamado, contava com 7 voluntárias, que respondiam aproximadamente 4.000 cartas anualmente, além de um gato chamado Romeo. Hoje, são 45 secretárias, sendo na sua maioria moradoras locais, mas também há voluntárias que vêm dos quatro cantos do planeta para viver essa experiência especial.  

O Clube criou até uma premiação, a “Dear Juliet” (Querida Julieta), que premia as melhores cartas e a melhor história de amor. Se você ficou com vontade de escrever uma carta, basta endereçá-la para Julieta, em Verona, na Itália, que ela chegará aos cuidados das secretárias. E, caso tenha se interessado pelo assunto, há um filme inspirado nessa história, a comédia romântica Cartas para Julieta, de 2010.

Publicidade

Imagens © Pixabay/StockSnap


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Essa pequena praia circular escondida no México parece saída de um sonho