Debate

Senado federal abre consulta pública sobre descriminalização da maconha para uso próprio

por: Vitor Paiva

Num momento de mais uma explosão de violência nas grandes cidades, em que debates ao redor da conduta policial, desigualdade social e mesmo de costumes sobre a legalização das drogas, em especial da maconha, se tornam essenciais para se medir os próximos passos realmente efetivos no combate à violência no Brasil. Por isso o Senado Federal abriu uma consulta pública a respeito da descriminalização da maconha para uso próprio. A consulta permite que a população emita sua opinião enquanto a matéria tramita no Senado.

Alguns primeiros passos já foram dados a respeito de tão complexo e extenso tema, como a aprovação, por parte da Anvisa, do primeiro registro de um remédio à base de maconha no Brasil.

Ainda assim, o debate ao redor da descriminalização da maconha é muito mais amplo, envolvendo desde a possibilidade de arrecadação de impostos e reinvestimento em saúde, por exemplo, até a própria guerra ao tráfico, que diariamente mata tantos civis e policiais, e que efetivamente não traz resultado positivo algum para a população como um todo.

 

A consulta do Senado, até a publicação desse post, já tinha passado dos 100 mil votos, com vasta maioria favorável à descriminalização.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘BBB’: Felipe Prior é denunciado pelo Ministério Público por estupro