Ciência

Sequoias gigantes, que vivem até 3 mil anos, terão genoma mapeado

por: Redação Hypeness

Decifrar os mistérios de um dos maiores, mais imponentes e antigos seres vivos do planeta Terra é a tarefa a que um grupo de cientistas norte-americano se propôs. Trata-se das Sequóias gigantes e das uma árvore encontrada na Califórnia e no sul do estado do Oregon, nos EUA, capaz de viver por mais de 3 mil anos e alcançar alturas que se aproximam dos 100 metros, muitas vezes com mais de 30 metros de circunferência.

Para responder como são capazes de resistir ao longo dos séculos e alcançar tal imponência, os cientistas irão mapear o genoma de tais árvores.

O projeto é capitaneado pela ONG Save The Redwoods League, com fins de que se possa cuidar melhor das florestas e proteger tais árvores das mudanças climáticas. O genoma de uma árvores de tal magnitude pode ser até 10 vezes maior do que o genoma humano. As sementes das árvores foram coletadas e, para tal, foi preciso subir até o topo das árvores, na espécie de pinho que tais árvores trazem como frutos.

 

O projeto durará ao todo cerca de 5 anos, mas as primeiras sequências serão reveladas em breve. Mapear o genoma de tais árvores permitirá compreender com riqueza de detalhes como tais seres se relacionam com o ambiente e são moldados por eles, como eles se tornaram as árvores majestosas que são, como vivem tanto e principalmente, garantir que elas sigam vivendo por mais muitos e muitos milhares de anos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Relatório mostra que julho de 2019 foi o mais quente da história