Ciência

Site mostra precisamente onde é “o outro lado do mundo” em relação a onde você está agora

por: Redação Hypeness

Na fantasia infantil poderíamos cavar um buraco até chegar do outro lado do mundo, e no Brasil nos acostumamos a imaginar que o destino desse buraco – o tal “outro lado do mundo” – seria o Japão ou a China. Acontece que em um país de proporções continentais como o nosso, existem muitos “outros lados” – e pouquíssimos são na China ou no Japão. É isso que o site Antipodes Map revela: onde é o outro lado do mundo.

O que o termo antípoda (a tradução em português para a palavra que batiza o site) quer dizer é justamente dois pontos diametralmente opostos em uma esfera. E basicamente pouco da fantasia infantil do buraco sobrevive à realidade dos fatos, pois somente 4% da superfície da Terra possui os chamados “pontos antipodais” em outras superfícies terrestres; o outro lado do planeta para quase 50% dos territórios do planeta se encontra em oceanos, enquanto no resto o resultado é misto.

Mapa com os pontos antipodais sobrepostos 

Boa parte da região sudeste do Brasil é o outro lado do mundo do mar das Filipinas. A região sul se opõe à região entre a China, a Coréia do Sul e o Japão (a cidade de Honório Serpa, no Paraná, é uma que pode continuar sonhando em cavar até o Japão, pois seu ponto antipodal é Okinawa, assim como Barra do Quaraí é o exato outro lado de Zhoushan, na China). A região nordeste e norte se opõe ao mar filipino, aproximando-se da costa da Papua Nova Guiné, enquanto Amazônia e o Acre são o outro lado da região entre Brunei e o Vietnã (com pontos antipodais no mar e em terra).

São Paulo e o mar filipino 

O Brasil tem pontos antipodais também em Brunei, na Indonésia, na Micronésia, em Palau e até na Malásia. E a propósito: o Japão, pequeno como ele, é “outro lado do mundo” quase todo em relação ao mar do Brasil, próximo à região sul, e a China, gigantesca, ao Oceano Pacífico, Chile, Argentina e Paraguai. Quem segue a delirante tendência atual de acreditar que a Terra na verdade é plana pode aproveitar o site para estudar um pouquinho.

Mato Grosso e o território filipino

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quanto tempo dura uma brisa? Estudo analisa efeito do THC no corpo humano