Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Comprar umas plantinhas, uns temperos, umas frutinhas, depois tomar um caldo de cana e comer um pastel é um ritual absolutamente religioso pra quem vive em São Paulo. A cidade respira o ambiente das feiras livres que se espalham por todas as regiões da capital entre terças-feiras e domingos.
Dos lugares mais famosos, como a badalada feira da Praça Charles Miller, ou a da Liberdade, aos mais bairristas, como as do Jaçanã e do Jardim Primavera, na zona sul, as barracas de pastéis são o grande atrativo dos clientes de diversas idades que sempre tiram um tempinho das compras para saborear a iguaria.
Há quem diga que o pastel da feira tem um toque mágico que nenhuma pastelaria, por melhor que seja, consegue reproduzir. Justamente por isso, nós fomos atrás de 12 feiras livres, distribuídas pelas cincos regiões de São Paulo, que nós achamos que você deve visitar se gosta de um bom pastel.
1. Feira livre Santa Cecília
A feira de Santa Cecília (Foto: Divulgação)
Localizada na rua Sebastião Pereira, continuação da rua das Palmeiras e ao lado do Minhocão, a feira tem três barracas de pastel, uma delas localizada bem próxima de uma das entradas do Elevado Presidente João Goulart, que, aos domingos, que a feira é montada, está fechada para circulação de pedestres e ciclistas, que se dividem pelo local saboreando a iguaria e outros quitutes, como tapiocas e degustação de produtos.
2. Feira livre da Liberdade
A deliciosa feira livre da Liberdade (Foto: A Dois Por Aí/Reprodução)
Ocorrendo aos sábados, a feira da Liberdade tem diversas barracas de pastel das mais tradicionais da região central, além da comercialização de iguarias orientais como o requisitado yakisoba.
3. Feira livre Alameda Lorena
Feira livre da Alameda Lorena (Foto: Google Maps/Reprodução)
Aberta aos domingos, a feira da Lorena tem ao menos duas barracas de pastel comandadas por famílias japonesas, com diversos sabores tradicionais e parcerias com barracas de caldo de cana. Uma ótima opção de parada pra quem estiver passeando pela Paulista.
4. Barraca do Zé na Praça Charles Miller
A tradicionalíssima Barraca do Zé (Foto: Divulgação)
A Barraca do Zé é uma das mais tradicionais da feira da Praça Charles Miller, que ocupa o espaço em frente ao Estádio do Pacaembu de terças e quintas-feiras. O pastel do local é concorrido e de vez em quando tem até fila, mas vale a espera.
5. Pastel da Maria na Praça Charles Miller
Pastel da Maria na Charles Miller (Foto: Divulgação)
O pastel, eleito o melhor de São Paulo em 2016, se divide em diversas feiras durante a semana, mas seu ponto mais tradicional é o na Charles Miller, onde está terças e quintas-feiras. A fila de espera é grande e de vez em quando rola até distribuição de senha, mas nada menos pode se esperar do melhor pastel da cidade, né?
6. Pastel Agena na feira da Cerqueira César
Pastel Agena na Cerqueira César (Foto: Divulgação)
O pastel Agena ocupa seu espaço sagrado na Rua Antônio Bicudo durante as quintas-feiras na feira livre da Cerqueira César, próxima da Av. Brigadeiro Luís Antônio.
7. Feira livre do Jardim Planalto
Pastel de feira no Jardim Planalto. (Foto: Divulgação)
Acontecendo todas as terças-feiras, a feira livre do Jardim Planalto, no extremo leste, ocupa pouco menos de 500 metros na Rua Rio Hipiaugui, com 84 barracas de variedades e um pastel delicioso.
8. Feira livre da Benedito Calixto
Feira da Benedito Calixto. (Foto: Reprodução)
A feira livre da Praça Benedito Calixto acontece todas as terças-feiras e tem uma ótima variedade de barracas de pastéis. Pra quem quiser curtir ao fim de semana, é só subir alguns metros de Teodoro Sampaio, aos domingos, que tem uma feirinha lá também.
9. Feira livre do Jardim Primavera
Pastel da Meire. (Foto: Reprodução)
O pastel da Meire é parada obrigatória pra quem visita a rua Francisco Barreto, próximo da estação Primavera-Interlagos da CPTM na zona sul de São Paulo, aos sábados. A feira livre da região ficou famosa por conta da iguaria, uma das mais tradicionais da capital.
10. Feira livre do Jaçanã
Feira livre do Jaçanã. (Foto: Reprodução)
Além de uma diversidade boa de vegetais, a feira livre da rua Benjamin Pereira, no Jaçanã, aos domingos, também tem algumas barracas muito conhecidas no tradicional bairro da zona norte, que vale uma parada por si só.
11. Feira livre da Vila Madalena
Feira livre da Vila Madalena. (Foto: Reprodução)
Um dos mais badalados bairros de São Paulo, a Vila Madalena, na zona oeste, recebe feira livre aos sábados em dois quarteirões na rua Mourato Coelho e um pedacinho da Aspicuelta. A barraca de temperos é o principal destaque, mas o pastelzinho também não fica atrás.
12. O pastel Kyoto na feira livre da Mooca
O famoso pastel Kyoto. (Foto: Divulgação)
Todas as quartas-feiras o pastel que já foi eleito o melhor de São Paulo está na rua Madre de Deus, na Mooca, para quem quiser chegar. O Kyoto tem ponto marcado em outras regiões da capital e alguns locais fixos. Vale a pena pesquisar e conferir.
Publicidade
Final de ano é sempre tempo de balanços e, independente das coisas menos boas, importa lembrar o que de melhor nos...
A Seleção Hypeness de hoje foca-se num problema importante do mundo moderno: a habitação. O aumento...
Já passou do tempo de quebrarmos estereótipos em relação à comunidade LGBTQIA+. Vamos refletir um pouco. Quem foi...
O Hypeness gosta mesmo é de disseminar ideias únicas, que invistam em criatividade e inovação. A gente curte...
Entra o mês de dezembro, e o clima nas cidades brasileiras, seja por pressões comerciais, seja pela força da...
Quem nos acompanha já sabe: terça-feira é dia de Seleção Hypeness, um espaço no qual varremos a web em busca...
Em um momento em que o obscurantismo parece em vias de tomar conta de tudo e que a demonização do estado não...
Este ano, tive a oportunidade de participar pela primeira vez do South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de...
São Paulo é uma das poucas cidades do mundo em que a oferta de atrativos culturais é tão extensa que até mesmo...