Ciência

A maneira como você vê as cores pode ser afetada pela língua que você fala

por: Redação Hypeness

Quem nunca entrou numa discussão tentando definir se a cor de um objeto era verde ou azul que jogue a primeira pedra. Por algum motivo, essa parece ser a confusão mais comum entre as cores… Um pesquisador sugere que a causa desse dilema possa ser cultural.

Gavin Evans é especialista em cores e percebeu que muitos idiomas não possuem uma palavra para descrever o “azul”. Como consequência, culturas que não tem uma palavra para descrever a tonalidade têm mais dificuldade de identificar a cor azul do que outras que têm um nome específico para a cor.

A descoberta mostra como a maneira como percebemos uma cor pode estar relacionada à língua que falamos. Um estudo realizado com dois grupos de participantes mostra bem como isso funciona. No primeiro grupo estavam falantes de língua inglesa, enquanto o segundo era composto pela tribo africana Himba, que não possui uma palavra para descrever a cor azul, mas tem uma palavra para descrever um tom específico de verde – que não possui correspondência no idioma inglês.

Os dois grupos viram as figuras abaixo:

Foto: Reprodução Business Insider

Enquanto para os ingleses era simples identificar o tom de azul de uma das figuras, eles não percebiam que o desenho que mostra apenas quadrados verdes tinha um quadrado de tom diferente. Em compensação, o oposto aconteceu com as pessoas da etnia Himba, que foram capazes de identificar os diferentes tons de verde, mas não puderam “enxergar” o quadrado azul.

Um vídeo publicado pelo canal do Youtube Vox também explora essas diferenças culturais evidenciadas por pesquisas no campo das cores. A produção mostra que algumas etnias possuem nomes para apenas três cores: branco, preto e vermelho; enquanto outras podem nomear até 12 tonalidades.

Dá o play para conferir (em inglês):

Publicidade

Todas as fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Planta amazônica que pode agir contra tumor está sendo estudada por cientistas brasileiros