Sustentabilidade

Africanos se unem para criar muro de árvores 8 mil km de comprimento e 15 km de largura

por: Redação Hypeness

Enquanto alguns poderosos se elegem prometendo construir muros para separar povos e países (e nem de fato se mostram capazes de cumprir sua horrenda e inviável promessa) outros países decidem botar a mão na massa, e construir por uma boa causa um outro tipo de muro: um muro de árvores.

Onze países africanos se reuniram para construir uma enorme barreira verde, cruzando o continente de leste a oeste, a fim de amenizar os efeitos das mudanças climáticas.

O processo de plantio teve início em 2007, e a ideia é que o muro atinja 8 mil quilômetros de cumprimento e 15 quilômetros de largura – só no Senegal já são 11 milhões de árvores plantadas.

Faltam anos ainda para o muro realmente ficar pronto, mas uma parceria entre o Banco Mundial, a ONU e os Jardins Botânicos do Reino Unido começaram uma campanha pela arrecadação de fundos para que o plantio seja completado. O custo de toda a barreira é de cerca de 8 bilhões de dólares. Sudão, Niger, Mali e Mauritânia são alguns dos outros países envolvidos.

 

Lideranças locais, no entanto, garantem que, passados 10 anos do início do plantio, as diferenças já são sensíveis, e alguns processos de desertificação já começaram a ser revertidos. E mais: oportunidades de emprego, e até mesmo de vida, passaram a circular ao redor da muralha verde. Com a sombra e a umidade, há menor necessidade de água, e mais vida onde antes era seco – e eis um muro que não só realmente traz melhorias efetivas a todos, como, ao invés de separar, reúne as pessoas.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O Brasil já está se preparando para gerar energia elétrica com a força das marés