Debate

Artista denuncia ter sido estuprada pelo físico Neil deGrasse Tyson, de Cosmos

por: Redação Hypeness

Você já deve ter visto por aí mulheres usando a hashtag #MeToo. Ela foi criada para escancarar casos de abusos sexuais após diversas pessoas declararem ter sido abusadas sexualmente pelo produtor de cinema Harvey Weinstein. Agora, a hashtag está desmascarando outra celebridade: Neil deGrasse Tyson, astrofísico e apresentador da série Cosmos.

A denúncia partiu da cantora e compositora Tchiya Amet, que já havia relatado o abuso anteriormente através de sua conta no Twitter e em seu blog pessoal. No dia 25 de outubro, a artista utilizou a hashtag ao retweetar uma publicação sua de janeiro de 2016, onde conta o ocorrido.

Neil deGasse Tyson me drogou quando eu era uma estudante de graduação na Universidade do Texas em Austin em 1984. Minha história de estupro“, escreveu ela na rede social, compartilhando um link para um artigo em seu blog, publicado em 2014.

Eu era uma estudante de astronomia durante o mesmo período que o sr. Tyson estava lá. Meu sonho era me tornar a primeira astronauta negra. Eu estava uns 15 anos na frente de Mae Jamison. Eu fui visitá-lo em seu apartamento como fazia quase todos os dias. Ele era uma espécie de irmão mais velho para mim, ou pelo menos era o que eu pensava“, escreveu Tchiya em seu blog.

Foto: Reprodução Twitter

Ele me ofereceu um copo de água. Eu aceitei um líquido em um copo feito de coco. Eu lembro de recuperar minha consciência momentaneamente e a próxima coisa da qual me lembro é de vê-lo no corredor no dia seguinte. Vivi neste pesadelo por 30 anos, mas isso acaba hoje“. A artista diz ainda ter convivido com estresse pós-traumático por 25 anos após o estupro e que isso teria afetado sua relação com amigos e familiares.

Neil deGrasse Tyson tem se recusado a responder às denúncias desde que elas vieram à tona pela primeira vez, em 2014.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Morador em situação de rua morto em padaria que continuou aberta teve enterro pago por moradora do bairro