Ciência

Assédio sexual no trabalho pode causar depressão profunda, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Quando as pessoas pensam em assédio sexual, muitas vezes pensam em casos entre funcionários e seus colegas ou superiores. Mas um novo estudo mostra que os efeitos de funcionários assediados por clientes podem ser tão prejudiciais quanto.

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com quem não foi exposto ao assédio sexual, os funcionários assediados por clientes ficaram com 2,05 pontos a mais no Inventário de Depressão Principal (MDI) — questionário que gera um diagnóstico de depressão junto com uma estimativa da gravidade dos sintomas. Já os empregados assediados por um colega, supervisor ou subordinado obtiveram 2,45 pontos de a mais que os outros e estas pessoas tendem a desenvolver sintomas de depressão mais severos.

O assédio dos clientes também pode ser mais comum, especialmente nos empregos da indústria de serviços. Dos 7.603 funcionários dinamarqueses que participaram da pesquisa, publicados na segunda-feira na revista de acesso aberto “BMC Public Health”, 2,4% foram expostos ao assédio sexual por clientes e 1% foram assediados por colegas.

Em algumas profissões, como o trabalho de cuidados ou o trabalho social, muitos trabalhadores podem acreditar que lidar com o assédio sexual por clientes é “parte do trabalho”, disse a Dra. Ida Elisabeth Huitfeldt Madsen, pesquisadora sênior do Centro Nacional de Pesquisa para o Ambiente de Trabalho da Dinamarca e autora do relatório.

Pesquisas anteriores mostraram um maior risco da doença a longo prazo por funcionários expostos ao assédio sexual feitos por um colega, supervisor ou subordinado; mas um grande risco nem sempre foi encontrado em associação com o abuso de clientes“, afirmou.

Na verdade, os autores do estudo observam que o número de indivíduos que sofreram assédio foi relativamente baixo, mas os relatos de homens e outros dados auto relatados podem fazer com que os números sejam subestimados.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus aumentou casos de dentes quebrados e dentistas falam em estresse