Ciência

Buraco do tamanho de Pernambuco surge na geleira da Antártida. E ninguém sabe o motivo

por: Redação Hypeness

Um misterioso e gigantesco buraco foi descoberto no meio do gelo do continente antártico, para espanto dos cientistas, que ainda não sabem o motivo.

O buraco misterioso é do tamanho do estado do Maine, nos EUA onde, para se ter uma noção, vivem mais de 1,3 milhões de pessoas, e um pouco menor que o estado de Pernambuco, com 9,3 milhões de habitantes.

O enigma sobre a origem do buraco só não é tão grande quanto o buraco em si: com cerca de 90 mil quilômetros quadrados, a abertura se deu a centenas de quilômetros de qualquer extremidade do gelo. O nome técnico do fenômeno, de uma área de água aberta rodeada de gelo fixo é polínia.

O buraco surgiu à altura do mar de Weddell, na Antártica, e essa não é a primeira vez que algo assim acontece: no mesmo mar, nos anos 1970, um outro buraco foi registrado pelos cientistas.

A distância de qualquer ponta do gelo, porém, no caso atual torna a coisa ainda mais misteriosa. Não fossem satélites, provavelmente o surgimento dessa polínia não seria registrado.

 

 

Os pesquisadores responsáveis afirmam que ainda é cedo para responsabilizar o aquecimento global pelo ocorrido, mas que o surgimento de tal buraco pode sim impactar os oceanos e o próprio continente antártico.

O mar de Weddell, na Antártica

Os polos do planeta vêm passando por transformações extremas, e o surgimento de tal abertura entra como mais um curioso e possivelmente sintomático elemento desse processo. Diferentemente do que ocorreu nos anos 1970, hoje em dia a quantidade de informações é incrivelmente maior e, assim, uma vasta pesquisa sobre o buraco será publicada em breve.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mancha vermelha vista em Júpiter é furacão do tamanho da Terra