Ciência

Cães fazem expressões faciais para se comunicarem conosco, conclui pesquisa

por: Redação Hypeness

Às vezes parece que os cachorros fazem uma cara super fofa só para deixar a gente derretendo de amores, né não?

Bom, tudo indica que eles fazem isso de propósito mesmo. O objetivo é se comunicar melhor com nós, os humanos. É o que aponta uma pesquisa publicada pela Scientific Reports.

Segundo o estudo, os cães fariam mais movimentos faciais quando um humano está prestando atenção neles do que quando eles estão sendo ignorados. Como humanos e cachorros convivem há mais de 30 mil anos, os cientistas veem esse tipo de comunicação como natural – afinal, os catíoros já entenderam que nós somos sensíveis às suas expressões.

O estudo atual é, portanto, evidência de que os cães são sensíveis ao estado de atenção do ser humano ao produzir expressões faciais, sugerindo que as expressões faciais não são apenas exibições inflexíveis e involuntárias de estados emocionais, mas sim tentativas potencialmente ativas de se comunicar com os outros“, destaca o resumo da pesquisa.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Instituto Butantan tem 71% dos postos de pesquisas científicas ocupados por mulheres