Ciência

Cientistas brasileiros descobrem que yoga protege memória durante envelhecimento

por: Redação Hypeness

Já se sabe que a prática de yoga traz muitos benefícios ao corpo humano. Além de aliviar o estresse e ser capaz de alterar positivamente o nosso DNA, melhorando nossa absorção de nutrientes e prevenindo doenças crônicas, a prática também protege a memória durante o envelhecimento.

A descoberta faz parte de um novo estudo sobre os benefícios da yoga realizado pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. Durante a pesquisa, foram analisadas imagens do cérebro de 42 mulheres idosas por meio de uma ressonância magnética. Metade das voluntárias era praticante de hatha-yoga e a outra metade não. Para que a comparação fosse precisa, as mulheres escolhidas tinham condições semelhantes de saúde, idade e escolaridade.

Os resultados do estudo foram publicados revista Frontiers in Aging Neuroscience e demonstram que as idosas que praticavam hatha-yoga há pelo menos oito anos tinham um córtex pré-frontal mais espesso do que aquelas que não eram adeptas da prática. Graças à descoberta, os cientistas acreditam que o exercício possa ajudar a retardar a degeneração cerebral.

Apesar dos indícios, a pesquisa ainda não é conclusiva para afirmar que a maior espessura do córtex seja resultante da prática de yoga. Para isso, serão necessários novos estudos de longa duração, que acompanhem durante anos a saúde de pessoas que estão começando a praticar yoga, desde antes de iniciarem a prática.

O estudo foi conduzido em conjunto com pesquisadores do Massachusetts General Hospital–Harvard Medical School, da Universidade Federal do ABC e do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP). Leia a pesquisa na íntegra clicando aqui.

Publicidade

Todas as fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mapa interativo mostra o assustador desaparecimento do gelo do Ártico