Ciência

Conheça a ‘tatuagem elétrica’ capaz de medir atividade cardíaca e ações cerebrais

Redação Hypeness - 23/10/2017 às 08:14

Fino, leve, resistente, flexível e bom condutor de eletricidade e calor, o grafeno é um material que pode revolucionar a ciência nos próximos anos. Pesquisadores mundo afora estão estudando suas aplicações, e a ‘tatuagem elétrica capaz de monitorar dados médicos pode se tornar realidade em breve.

Nanshu Lu, chinesa que atua como pesquisadora no departamento de engenharia da Universidade do Texas, é a líder de um projeto que pode revolucionar a forma como pacientes são examinados.

Ela criou essa espécie de tatuagem removível a partir do grafeno que é capaz de medir a atividade cardíaca, além das ações cerebrais e musculares. Também já passou por testes bem sucedidos para verificar a possibilidade de substituir exames como eletrocardiograma, eletromiograma e eletroencefalograma.

Batizado de GET (Graphene Electrical Tattoo – “Tatuagem Elétrica de Grafeno”), o dispositivo também é capaz de medir a temperatura e o nível de hidratação da pele. Para aplicar, basta fixar na pele e passar um pouco de água – como as famosas tatuagens que vinham em chicletes -, e para tirar, passar uma fita adesiva.

Nanshu Lu conta que cada GET funciona por cerca de três dias e que, por sua proximidade com a pele, tem o sinal mais preciso que o de eletrodos usados hoje. Além disso, o custo e o tempo de produção prometem ser muito inferiores aos dos materiais que a indústria utiliza atualmente assim que o grafeno for considerado definitivamente seguro para uso em larga escala.

Ela projeta que os GETs poderão substituir produtos como medidores de pressão´, que os pacientes precisam usar diariamente, a um custo bem menor. Além disso, acredita-se que eles poderão examinar o funcionamento de órgãos ou fazer medições continuamente, enviando dados diretamente para os médicos.

Lu crê ainda que as versões futuras de sua criação poderão fazer coisas como detectar arritmias cardíacas e produzir pequenos choques que ajudem a regularizar o batimento do coração, além de medir níveis de determinadas proteínas que podem causar desordens de saúde e aplicar medicamentos capazes de normalizar os níveis de cada uma no organismo dos pacientes.

*“O sentido da vida é encontrar o seu domO objetivo é presenteá-lo aos outros”. A frase é atribuída ao mestre Picasso, mas poderia ser a epígrafe do canal especial que o Hypeness criou em parceria com a Ford. Aqui acreditamos que todo ser humano é uma mente criativa em potência, com coisas novas para trazer para o mundo, e por isso contaremos essas histórias, de pessoas que souberam transformar a imaginação em ação. Aqui não falaremos de sonhos, mas de objetivos que, cedo ou tarde, teriam que ser concretizados. Não fuja dos seus.

Para saber mais, clique aqui e para conhecer o novo Ford EcoSportsiga este link.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Universidade do Texas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness