Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Fino, leve, resistente, flexível e bom condutor de eletricidade e calor, o grafeno é um material que pode revolucionar a ciência nos próximos anos. Pesquisadores mundo afora estão estudando suas aplicações, e a ‘tatuagem elétrica capaz de monitorar dados médicos pode se tornar realidade em breve.
Nanshu Lu, chinesa que atua como pesquisadora no departamento de engenharia da Universidade do Texas, é a líder de um projeto que pode revolucionar a forma como pacientes são examinados.
Ela criou essa espécie de tatuagem removível a partir do grafeno que é capaz de medir a atividade cardíaca, além das ações cerebrais e musculares. Também já passou por testes bem sucedidos para verificar a possibilidade de substituir exames como eletrocardiograma, eletromiograma e eletroencefalograma.
Batizado de GET (Graphene Electrical Tattoo – “Tatuagem Elétrica de Grafeno”), o dispositivo também é capaz de medir a temperatura e o nível de hidratação da pele. Para aplicar, basta fixar na pele e passar um pouco de água – como as famosas tatuagens que vinham em chicletes -, e para tirar, passar uma fita adesiva.
Nanshu Lu conta que cada GET funciona por cerca de três dias e que, por sua proximidade com a pele, tem o sinal mais preciso que o de eletrodos usados hoje. Além disso, o custo e o tempo de produção prometem ser muito inferiores aos dos materiais que a indústria utiliza atualmente assim que o grafeno for considerado definitivamente seguro para uso em larga escala.
Ela projeta que os GETs poderão substituir produtos como medidores de pressão´, que os pacientes precisam usar diariamente, a um custo bem menor. Além disso, acredita-se que eles poderão examinar o funcionamento de órgãos ou fazer medições continuamente, enviando dados diretamente para os médicos.
Lu crê ainda que as versões futuras de sua criação poderão fazer coisas como detectar arritmias cardíacas e produzir pequenos choques que ajudem a regularizar o batimento do coração, além de medir níveis de determinadas proteínas que podem causar desordens de saúde e aplicar medicamentos capazes de normalizar os níveis de cada uma no organismo dos pacientes.
*“O sentido da vida é encontrar o seu dom. O objetivo é presenteá-lo aos outros”. A frase é atribuída ao mestre Picasso, mas poderia ser a epígrafe do canal especial que o Hypeness criou em parceria com a Ford. Aqui acreditamos que todo ser humano é uma mente criativa em potência, com coisas novas para trazer para o mundo, e por isso contaremos essas histórias, de pessoas que souberam transformar a imaginação em ação. Aqui não falaremos de sonhos, mas de objetivos que, cedo ou tarde, teriam que ser concretizados. Não fuja dos seus.
Para saber mais, clique aqui e para conhecer o novo Ford EcoSport, siga este link.
Publicidade
Veganos são mais felizes do que pessoas que comem carne. É o que aponta uma nova pesquisa conduzida pela Tracking...
Uma equipe de cientistas italianos descobriu um composto chamado THCP (ou tetrahidrocannabiforol) - batizado como uma...
Da Universidade Federal da Bahia diretamente para a Nasa, a agência aeroespacial americana, uma equipe de estudantes...
Em uma sociedade que preza pela produtividade a todo custo, costumamos nos sentir culpados quando não fazemos nada....
Uma jovem descobriu algo raro na medicina. Ela, que tem 19 anos, foi ao médico para avaliar uma tosse constante, de...
Estrela da franquia de filmes “Anaconda”, a sucuri se tornou um dos animais mais temidos e perigosos do imaginário...
Que a maconha é uma planta com potencial para revolucionar a medicina como um todo, isso é hoje um fato, não mais...
O Império Romano é famoso pelo domínio militar exercido por séculos mundo afora, os imensos avanços...
A verdadeira dimensão da tragédia ocorrido no último domingo com o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio...