Diversidade

Conheça Michelle Suaréz, a primeira senadora trans da história do Uruguai

por: Redação Hypeness

A uruguaia Michelle Suaréz, de 33 anos, já está se acostumando a quebrar tabus. Em 2010, foi a primeira transexual a obter um título universitário em seu país. Esta semana, a advogada se tornou a primeira senadora trans do Uruguai.

Michelle, que assumiu o posto deixado pelo Marcos Carâmbula (PCU), fez o juramento na última terça-feira, durante uma sessão no Palácio Legislativo de Montevidéu.

A senadora faz parte da Frente Ampla, mesmo partido do presidente Tabaré Vázquez, e passa a ser uma importante voz da comunidade LGBT no Congresso, onde pretende defender os direitos dos transexuais e o combate a homofobia.

A jovem, inclusive, foi uma das autoras do projeto de lei que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo Uruguai, aprovada ainda no governo de José Mujica. “Se querem ampliar as esferas de direitos e eliminar elementos de postergação, têm que combater uma série enorme de injustiças sociais”, disse em seu discurso de posse.

Agora, Michelle pretende aprovar o Projeto de Lei Integral Trans, que visa dar ferramentas jurídicas de inclusão efetiva para a população transexual. “A vida me deu oportunidades que jamais imaginei ter”, finalizou a senadora.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=I4Ezz-bD5TA&feature=youtu.be” width=”900″]

Publicidade

Imagens © Matilde Campodonico/AP/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tweet que transformou ‘Cachinhos Dourados’ em ‘Cachinhos Crespos’ vira capa de livro infantil