Ciência

Conheça os benefícios que estar mais tempo ao ar livre pode trazer à saúde

por: Redação Hypeness

Não é novidade pra ninguém que estar em contato com a natureza traz inúmeros benefícios para a mente e para o corpo.

São diversas as pesquisas que revelam o quão vantajoso pode ser respirar ar puro, se expor à luz solar e pisar na grama, por exemplo.

Estima-se que 45 minutos diários ao ar livre já são suficientes para obtermos resultados positivos para a saúde.

Redução do estresse, melhora no foco e atenção, aumento da auto-estima e da criatividade são apenas algumas dessas melhorias.

E caso você consiga gastar esse seu tempo precioso em lugares arborizados, o resultado final é ainda mais benéfico.

Confira abaixo algumas dessas vantagens:

Melhora a memória de curto prazo

Durante um estudo, alunos da Universidade de Michigan foram submetidos a um teste de memória e, na sequência, foram divididos em dois grupos: um caminhou por um jardim, outro por uma rua. Quando os participantes retornaram, fizeram o teste novamente. Para a surpresa dos cientistas, os que haviam caminhado no jardim tiveram um desempenho 20% superior à primeira vez, e os que caminharam pela rua não tiveram melhora.

Recupera a energia mental

Sabe aquela sensação de fadiga mental após um período de intenso trabalho? Um estudo da Universidade de Pádua descobriu que a energia mental das pessoas melhorava só de elas olharem fotos de natureza. Para voltar a produzir como gostaríamos, estar ao ar livre pode ser a solução.

Alívio do estresse

Você anda muito estressado? Corra para a natureza. Um estudo feito no Japão mostrou que estudantes que dormiram em uma floresta por duas noites apresentaram menores níveis de cortisol (relacionado ao estresse) em relação ao grupo que dormiu na cidade. Outra pesquisa concluiu que funcionários que tinham janelas com vista para árvores eram mais satisfeitos e menos estressados.

Mais concentração

Um estudo com estudantes classificou a vista da janela dos seus quartos em quatro categorias, daquela que tinha mais contato com a natureza até a que tinha mais concreto. Foram realizados testes de atenção com os alunos e descoberto que quem tinha vista para a natureza teve uma performance melhor.

Criatividade

Uma pesquisa realizada com quatro estudantes nos Estados Unidos mostrou que quatro dias de imersão na natureza, sem contato com aparelhos multimídia, ajudaram a melhorar o desempenho em uma tarefa que exigia criatividade e capacidade de resolver problemas.

Publicidade

Via © Business Insider/StockSnap


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue