Ciência

Descoberta de 2 fósseis pode colocar em xeque lugar onde a humanidade surgiu

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A evolução das espécies se dá como uma infinita corrente de formas subsequentes, havendo sempre novos pontos de encontro e evidências a serem descobertas que nos levem a compreender mais e melhor nossas origens e a história do ser humano.

Dois fósseis descobertos recentemente, porém, podem contrariar uma das mais sólidas e fundamentais bases de tal processo: a certeza de que a humanidade surgiu na África.

Dois fósseis encontrados na Bulgária e na Grécia, uma mandíbula inferior e um dente, de criaturas pré-humanas, entre o símio e o ser humano propriamente, apontariam que cerca de 200 mil anos antes do período que até então se sabia como a origem da humanidade – cerca de 7 milhões de anos atrás.

A descoberta aponta que o ancestral comum entre símios e o que viria a ser o ser humano já existia na Europa então. Essa espécie, até aqui batizada como Graecopithecus, seria como um grande símio, porém com dentes menores.

 

 

Criação artística sobre como seria o Graecopithecus

A descoberta, se devidamente confirmada e estudada, altera pontos importantes a respeito da origem da humanidade. Muito antes, no entanto, de começarem as correções nos livros, a comunidade científica afirma que há muitas controversas e um longo trabalho pela frente, pois são muitos os pontos a serem devidamente avaliados.

Em primeiro lugar, a quantidade gigantesca de fósseis descobertos na África, apontando claras linhas evolutivas, diante de somente dois exemplares que apontam para a nova teoria, exige necessária ampla pesquisa e questionamento, mantendo, em princípio, a África como o berço da humanidade. Segundo, a qualidade dos fósseis recém descobertos, segundo consta, é ruim. São ossos mal preservados, e de qualificação pouco confiável.

 

De qualquer forma, uma nova possibilidade se abre, mostrando o quanto ainda pode haver para se descobrir. A evolução da espécie humana, sua origem e seus passos até aqui é afinal, uma história ampla e complexa, e seu estudo se mantém como uma das principais missões que a ciência possui.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Golfinhos também escolhem amigos por interesses em comum