Sustentabilidade

Descobriram como remover pesticidas das frutas da forma mais simples e efetiva

por: Redação Hypeness

Mesmo estando cansados de saber que frutas e verduras encontrados em feiras e mercados vêm infestados de pesticidas e inúmeras outras substâncias prejudiciais a saúde, não é sempre que podemos nos dar o luxo de consumir somente produtos orgânicos, não é mesmo?

Infelizmente, ainda é difícil de encontrar opções orgânicas e com preço mais acessível. Isso acontece por diversos motivos, como sua produção ser mais cara e sua escala ser bem menor do que dos produtos convencionais, por exemplo.

Então, qual seria a solução para cuidarmos da saúde prestando mais atenção nos alimentos que ingerimos, mas sem gastar muito? Um estudo recente publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry apontou um caminho alternativo: o uso do bicarbonato de sódio e água para remover pesticidas de frutas e verduras.

Durante a pesquisa, as maçãs que foram deixadas em uma solução de bicarbonato de sódio por 8 minutos reduziram significativamente os resíduos de pesticidas na superfície e, as que ficaram em imersão por até 15 minutos praticamente eliminaram todos os pesticidas.

Isso aconteceu porque o bicarbonato ajudou a degradar os dois tipos de pesticidas utilizados neste estudo, tiabendazol e phosmet. Apesar de não se ter certeza se outros produtos químicos reagiriam da mesma forma, essa é sem dúvidas uma excelente alternativa. O bicarbonato de sódio, inclusive, é extremamente útil para diversos outros usos domésticos, como tirar manchas de gordura, desencardir rejuntes e tirar mofo e odores fortes, entre outros.

Publicidade

Imagens © Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tanzânia inaugura orfanato autossustentável inspirado em árvore