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Depois de chamar a atenção do mundo com a peça em bronze na forma de uma menina enfrentando o touro de wall street, ‘Fearless Girl’, a State Street Corp, empresa por trás da campanha, foi obrigada a pagar US$ 5 milhões por desigualdade salarial.
Para quem não se lembra, a premiada campanha, que envolveu a colocação de uma estátua de bronze em Wall Street, tinha como objetivo incentivar as empresas e organizações a colocarem mais mulheres em posições de liderança.
De acordo com a Bloomberg, em uma auditoria realizada pelo Escritório de Programas de Cumprimento de Contratos Federais do Departamento de Trabalho dos EUA no final de 2012 com base em dados referentes aos anos de 2010 e 2011, foram encontradas discrepâncias salariais e, após negociações, a empresa concordou em pagar 5 milhões a mais para 300 mulheres e 15 funcionários negros que receberam menos do que seus homólogos brancos e masculinos.
A auditoria concluiu que, “pelo menos desde 1 de dezembro de 2010”, a empresa havia discriminado mulheres em cargos de alto nível, como Vice Presidente, Vice Presidente de Vendas e Diretor-gerente, pagando salários baixos, bônus e remuneração total inferiores aos seus colegas do sexo masculino. A análise da auditoria também descobriu que a State Street fez o mesmo com 15 funcionários negros no nível de vice-presidente.
A empresa Street oficialmente nega as reivindicações. O total dos US$ 5 milhões inclui aproximadamente US$ 4,5 milhões em salários atrasados e US$ 500 mil em juros.
“A State Street está empenhada em práticas de pagamento iguais e avalia de forma contínua nossos processos internos para garantir que nossos programas de compensação, contratação e promoções não sejam discriminatórios”, disse um porta-voz em um comunicado hoje. “Embora estivéssemos em desacordo com as análises e descobertas da auditoria do Escritório de Programas de Cumprimento de Contratos Federais do Departamento de Trabalho dos EUA, cooperamos plenamente com eles e tomamos a decisão de resolver este assunto.”
Como contratada federal, a empresa está sujeita a auditorias regulares do Departamento de Trabalho. O acordo também exige que a empresa realize análises de remuneração para todos os funcionários aos níveis dos envolvidos neste caso a cada ano para os próximos três anos.
A estátua Fearless Girl, criada pela agência McCann New York foi um uma campanha criada pela State Street Global Advisors para celebrar as mulheres em liderança e incentivar o investimento em empresas com mulheres em cargos superiores. Ela rapidamente se tornou o símbolo mais emblemático do mundo financeiro da igualdade de gênero e ganhou 18 prêmios no prestigiado Festival Internacional de Cannes, incluindo quatro grandes honras do Grande Prêmio.
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