Ciência

Estudo comprova que sentir-se só pode ser tão mortal quanto fumar

Redação Hypeness - 04/10/2017 | Atualizada em - 03/10/2017

Praticamente todo mundo irá concordar que fumar é prejudicial à saúde. Pouca gente, no entanto, imagina que viver sozinho pode ser tão mortal quanto fumar 15 cigarros ao dia. A solidão também foi considerada como um fator de maior risco à saúde do que a obesidade.

Ambas descobertas foram apresentadas pela professora de psicologia e neurociência Julianne Holt-Lunstad, da Brigham Young University, durante a uma convenção americana de psicologia, realizada em agosto deste ano.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisadora analisou 148 estudos, envolvendo mais de 300 mil pessoas. Entre os achados da pesquisa, uma descoberta surpreendente: os participantes com melhores laços sociais tinham seus riscos de morte prematura reduzidos em 50%.

Outro estudo reviu 70 pesquisas prévias envolvendo mais de 3 milhões de pessoas. Nesse caso, três características acenderam o sinal vermelho em termos de saúde: isolamento social, sentir-se sozinho e viver só. Cada um destes fatores apresentava isoladamente mais riscos de mortalidade do que a obesidade – isso vale inclusive para pessoas que tem muitos amigos, mas sentem-se sozinhas.

No Brasil, 14,4% da população – ou cerca de 70 milhões de pessoas – vive só. Ao Seeker, a pesquisadora lembrou que as descobertas deveriam servir para embasar políticas de estado, em que a socialização deveria ser vista como uma questão de saúde pública.

Publicidade

Todas as fotos: Unsplash. Foto 1, 2, 3.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Astronautas da Nasa retornam à Terra após 6 meses; veja vídeo de histórico pouso no mar