Debate

Homem fantasiado de tubarão é detido com base em lei que proíbe burcas e véus

por: Redação Hypeness

No começo de outubro, uma nova lei entrou em vigor na Áustria, prevendo multa de 150 euros para quem utilizar véu islâmico, máscaras ou outros tipos de coberturas faciais em lugares públicos que impeçam seu reconhecimento facial.

Nesta terça-feira, um homem vestido como o tubarão mascote da loja de eletrônicos McShark foi detido e multado ao se recusar a tirar a cabeça da fantasia após ordem de um policial em Viena.

O homem estava parado para promover a nova loja de tecnologia em Viena. O policial se aproximou e exigiu que ele removesse a cabeça de tubarão e, quando ele recusou, alegando que estava “apenas fazendo seu trabalho”, eles o prenderam e lhe deram a multa.

Além de burcas, a lei também proíbe disfarces de palhaços, máscaras médicas fora do contexto hospitalar ou cachecóis que cobrem o rosto. No entanto, a proibição destina-se principalmente à minoria muçulmana do país.

As autoridades austríacas afirmaram que a proibição visava “garantir a coesão da sociedade em uma sociedade aberta e a aceitação e o respeito dos valores austríacos são condições básicas para a coabitação bem-sucedida entre a maioria da população austríaca e pessoas de países terceiros que vivem na Áustria”.

Embora seja amplamente dito que a decisão não tenha relação religiosa e também inclua todo tipo de cobertura facial, a repetida menção de “valores austríacos” e “pessoas de outros países que vivem na Áustria” deixou claro que a nova lei se destina principalmente à comunidade muçulmana no país.

Acredita-se que um cidadão tenha relatado o mascote do McShark à polícia para testar se a nova lei realmente se aplicava a todos. A Warda Network, agência de publicidade responsável pela abertura da McShark, escreveu no Facebook:

“Hoje estávamos na abertura da loja McShark e nosso mascote de tubarão recebeu uma multa da polícia de Viena por causa da nova proibição de rostos cobertos. A vida não é fácil.”.

A Áustria é mais um entre oito nações europeias que determinaram a proibição total ou parcial do véu islâmico nos últimos anos.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homem é demitido por foto com corpo de Maradona; craque teria morrido dormindo, diz jornal