Fotografia

Incríveis imagens mostram como estão e como eram cenários da Segunda Guerra Mundial

por: Joao Rabay

Em 1944, os Estados Unidos estavam ajudando a acabar com as conquistas nazistas na Europa ocidental, tendo a retomada da França, com a famosa Batalha da Normandia como momento mais memorável.

O jornal britânico The Guardian criou uma incrível galeria interativa mostrando como estão alguns dos locais que foram importantes para a execução da Operação Overlord, que ficou conhecida como Batalha da Normandia ou Dia D.

Na galeria, criada para celebrar os 70 anos o Dia D é possível alternar entre as imagens de 1944 e as de 2014 ao clicar ou arrastar as imagens.

Se preferir, confira as fotografias abaixo, com a explicação de cada uma em português. Cada número é uma relação entre antes e depois.

 

 

 

 

1.

A cidade de Weymouth, na Inglaterra, foi uma das escolhidas como ponto de partida para as tropas Aliadas que tomariam a Normandia.

2.

Aliados usaram a praça de Moreton-in-Marsh, no sudoeste da Inglaterra, para guardar a munição que seria usada na Operação Overlord.

3.

Milhares de norte-americanos tomaram uma praia na comuna de Colleville-sur-Mer, ou Praia de Omaha, um dos cinco setores que os Aliados definiram como alvo na costa da Normandia.

4.

Já a região de Saint-Aubin-sur-Mer era conhecida como Praia de Juno entre os Aliados e foi o ponto de desembarque de tropas britânicas.

5.

Tropas canadenses desembarcando na comuna de Colleville-sur-Mer, também na chamada Praia de Juno.

6.

Os habitantes da comuna de Sainte-Mère-Église receberam com alegria as tropas da França Livre.

7.

Soldados norte-americanos na vila de Sainte-Marie-du-Mont, que havia sido livrada dos nazistas por paraquedistas Aliados.

8.

Soldado canadense orientando o tráfego na comuna de Bernières-sur-Mer após a tomada da região

9.

A comuna de Saint-Lo foi devastada pelo ataque aéreo dos Aliados, que enviaram mais de 2000 bombardeiros par atacar as tropas alemãs na região

10.

Este soldado canadense guiou um grupo de prisioneiros alemães, incluindo dois Oficiais, capturados em Bernières-sur-Mer, na chamada Praia de Juno

Publicidade

Fotos via The Guardian


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Anta albina é fotografada em reserva ambiental no interior de São Paulo